Internacional Internacional
Centro-direita vence em Portugal.
Centro-direita vence em Portugal.
18/05/2025 20h52
Por: Redação Fonte: Agência O Antagonista

Centro-direita vence em Portugal.

 

O partido Chega, de André Ventura, disputa o segundo lugar com os socialistas.

Pesquisas de boca de urna indicam vitória da coligação de centro-direita Aliança Democrática (AD) nas eleições legislativas realizadas neste domingo, 18, em Portugal

A coalizão liderada pelo atual primeiro-ministro interino, Luís Montenegro, deve obter entre 29% e 35% dos votos, à frente do Partido Socialista (PS), que aparece com 21% a 26%, segundo projeção da Universidade Católica para a emissora pública RTP.

Apesar da vantagem, a AD deve ficar abaixo da maioria absoluta necessária para governar sem alianças no Parlamento. A estimativa é que a coligação eleja de 85 a 96 deputados dos 230 assentos da Assembleia da República. A maioria exigiria ao menos 116 parlamentares.

A AD, que reúne o Partido Social Democrata (PSD) e o CDS – Partido Popular, conta com o possível apoio da Iniciativa Liberal, que deve conquistar de 6 a 12 cadeiras. Mesmo com essa soma, o bloco de centro-direita não ultrapassaria 108 parlamentares.

Chega

O partido Chega, da direita populista, pode empatar tecnicamente com os socialistas. A legenda liderada por André Ventura — que chegou a ser hospitalizado duas vezes durante a campanha — deve saltar de 50 para até 61 cadeiras, ampliando significativamente sua presença parlamentar.

No PS, o clima foi de decepção. A sigla, que governou Portugal por mais tempo desde a Revolução dos Cravos, corre risco de terminar atrás do Chega. A projeção aponta entre 52 e 63 deputados para os socialistas, uma queda em relação aos 78 eleitos anteriormente.

A participação eleitoral variou entre 36% e 42%, segundo estimativas preliminares. Os votos em Portugal são feitos em cédulas de papel e são destinados a partidos, não a candidatos individuais.