O Dia Internacional da Família, celebrado em 15 de maio, está sendo lembrado na rede municipal de ensino de São José do Rio Preto com encontros e ações que fortalecem os laços entre escolas, alunos e suas diferentes configurações familiares. Ao longo da semana e nos próximos dias, unidades escolares promovem atividades que acolhem todas as realidades e composições, criando momentos de integração e pertencimento.
Na quinta-feira, 15/5, a Escola Municipal Eurides Garcia Garcia, no Residencial Solidariedade, abriu as comemorações com uma manhã repleta de afeto. Logo na entrada, famílias foram recebidas com uma atividade musical conduzida pelo arte-educador Alex Duarte, que envolveu todos em alongamentos, cantorias e brincadeiras. A manhã seguiu com um café preparado a partir do cardápio escolar e a entrega de lembranças confeccionadas pelos alunos, celebrando a convivência e a construção de memórias no ambiente escolar. “Queríamos que as famílias tivessem essa vivência de parte da rotina da escola e que esse fosse um momento de alegria e conexão”, diz a diretora Cleri Melo.
Também no dia 15, a Escola Municipal Castelo do Bosque, no Jardim Castelinho, uniu a Festa da Família a um momento especial: os 50 anos da escola. Além da confraternização com pais e alunos, o evento marcou o encerramento de um projeto pedagógico que resgatou a história da unidade, desde os tempos em que era uma escola experimental. As crianças pesquisaram com familiares, entrevistaram antigos alunos e professores e participaram de oficinas de arte, jogos e musicalização. “Concluímos as atividades com um piquenique na praça em frente à escola e cantamos parabéns para celebrar os 50 anos da unidade”, diz a coordenadora pedagógica Camila de Souza Antoniassi Valejo.
Nesta sexta-feira, 16/5, foi a vez da Escola Municipal Lydia Sanfelice, no Jardim Bela Vista, abrir suas portas para uma programação afetiva e integrada. As famílias participaram de oficinas de leitura, jardinagem, produção de lembrancinhas e momentos de convivência nos espaços da escola. O destaque ficou para uma apresentação bilíngue: a coordenadora pedagógica Bianca Martins Montagnani de Cézare, conta que os alunos aprenderam músicas Libras, para apresentá-las com a voz e as mãos. “A ideia foi unir tudo e fazer um dia agradável, com partilhas e oficinas que refletissem sobre amor, união e parceria”, explicou.
Já neste sábado, 17/5, a Escola Municipal Lotf João Bassitt, no bairro São Deocleciano, realiza sua comemoração em clima de festa comunitária. Além de atividades escolares para crianças e famílias, haverá uma feira aberta ao bairro, com venda de produtos e serviços de moradores. “A ideia é aproximar a escola da comunidade, com feira, pastel e grafite ao vivo”, adiantou a diretora Mônica Lopes Garcia. No espaço escolar, os “espaços brincantes” vão permitir que as famílias experimentem as interações e brincadeiras que fazem parte do cotidiano dos alunos.
Na última quarta-feira, 14/5, a escola Carlos Milanesi, no Jardim Antonieta, recebeu a banda da Polícia Militar para celebrar seu dia da família. Os espaços da escola ganharam oficinas e atividades para serem desenvolvidas pelos alunos junto aos familiares.
As comemorações seguem nas próximas semanas. A Escola Municipal Peter Pan, na Vila Sinibaldi, promove seu Dia da Família no dia 31 de maio, com atividades no parque Cidade da Criança. Já a Escola Municipal Flávio Scrignoli, na Vila Toninho, planeja um Arraial em Família para o mês de junho.
As ações são realizadas em toda a rede municipal de ensino, que atualmente conta com 145 escolas e quase 40 mil alunos, reafirmando o compromisso da Educação Municipal em valorizar os vínculos escolares e familiares como parte essencial da formação das crianças e adolescentes.