A Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) segue oferecendo suporte e atendimento a agentes culturais por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que promove investimentos históricos para o fortalecimento da cultura em Sergipe. Nesta sexta-feira, 15, pela primeira vez, o atendimento foi realizado dentro da programação do ‘Sergipe é aqui’, durante a 48ª edição do projeto itinerante, que desta vez aconteceu em Rosário do Catete, leste sergipano.
Os atendimentos foram realizados pelo agente territorial responsável pela região, Adam Matos. “Este é um momento muito importante de diálogo. É a oportunidade de entender as demandas locais, tirar dúvidas sobre a PNAB, sobre como elaborar um projeto e também falar sobre o Mapa Cultural de Sergipe e os editais já lançados”, disse Adam.
A ação atraiu a atenção de moradores e agentes culturais da cidade, como Maria José, de 85 anos, integrante e costureira do Grupo de Idosos São Vicente de Paulo. Ela desfilou no evento e aproveitou a oportunidade para buscar mais informações. “É isso que a gente quer: conhecer mais sobre os planos da cultura, queremos fazer parte. Encontrei aqui pessoas maravilhosas que me ajudaram, e isso, para gente, é uma alegria”, declarou.
Instituída pela Lei nº 14.017/2020, a Política Nacional Aldir Blanc foi criada para mitigar os impactos da pandemia da Covid-19 no setor cultural. A PNAB promove ações de apoio e fomento com recursos destinados a fortalecer, desenvolver e democratizar o acesso à cultura em todo o país, incluindo Sergipe.