O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Bertioga continua, até o início de junho, com as ações de matriciamento em saúde mental, uma importante estratégia voltada ao fortalecimento da rede de atenção psicossocial. O objetivo é apoiar e fortalecer as equipes da Atenção Básica e de outros serviços de saúde, contribuindo para a melhoria do cuidado oferecido às pessoas com transtornos mentais.
Por meio do matriciamento, profissionais do CAPS atuam em conjunto com outras equipes de saúde, das unidades de Atenção Básica, promovendo trocas de saberes, acompanhamento de casos e construção de estratégias de cuidado compartilhado. A iniciativa busca ampliar a qualificação do atendimento, promovendo a inclusão social e a autonomia dos usuários, além de reduzir a necessidade de hospitalizações psiquiátricas, priorizando uma abordagem comunitária e centrada na pessoa.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a continuidade do matriciamento reforça o compromisso com um modelo de atenção mais humanizado, que valoriza o cuidado em liberdade e a integração dos serviços de saúde.
Diretoria de Comunicação
Texto:
Diretoria de Comunicação
Fotos:
Divulgação
Responsável:
Juliana Nakagawa
Mín. 19° Máx. 27°