A Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto realizou, nesta quinta-feira, 15/5, uma reunião formativa com os gestores do Ensino Fundamental de 2025, com o objetivo de alinhar estratégias para a melhoria dos índices educacionais e, principalmente, para o fortalecimento da aprendizagem dos estudantes.
O encontro, realizado no CIECC (Centro Integrado de Educação, Ciência e Cultura), contou com a participação de profissionais do chamado trio gestor — composto por diretores, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino — além de formadores e equipe técnica da secretaria.
A formação foi conduzida pelo professor doutor Luiz Carlos Gesqui, especialista em avaliações externas e diretor de formação da Secretaria de Educação de Jundiaí. Ele destacou a importância de trabalhar de forma integrada. “O objetivo é retomar e potencializar o processo de formação dos gestores educacionais, a partir de um tema central para as políticas públicas: a qualidade da educação básica. Melhorar o IDEB significa melhorar a aprendizagem dos alunos e garantir a permanência deles com qualidade na rede”, explicou.
A secretária municipal de Educação, Renata Azevedo, reforçou a relevância da mobilização. “Os profissionais do trio gestor estão na ponta para os cuidados da educação. E o que estamos fazendo aqui com o professor Luiz é essencial para entender por que uma rede tão potente, com excelentes profissionais, ainda não alcança os índices esperados. Precisamos reconhecer nossas fragilidades e encontrar os melhores caminhos para avançar”, afirmou.
A formação propõe o uso estratégico de indicadores como o IDEB, que combinam desempenho em avaliações e taxa de aprovação dos alunos, para mapear o cenário de cada escola, identificar necessidades e direcionar ações. Ao longo do ano, serão realizados outros cinco encontros, todos voltados para aprimorar a gestão e, sobretudo, assegurar melhor aprendizado para os cerca de 20 mil alunos do Ensino Fundamental na rede municipal.
Mín. 19° Máx. 27°