A Prefeitura de Rio Preto participou nesta quinta-feira, 15 de maio, do Comando de Saúde da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizado no posto da BR-153, no Km 70, sentido sul crescente. A ação integra a Operação Nacional de Segurança Viária e a Operação Rodovida, voltadas à promoção da saúde de caminhoneiros por meio de avaliações preventivas.
“Em muitos casos, o motorista está com pressão alta e é convidado a seguir em uma ambulância para receber atendimento médico de urgência, pois a pressão, quando está muito alta ou muito baixa, pode causar problemas, como desmaio e AVC. Isso pode acarretar em acidentes", explicou o chefe do núcleo de policiamento e fiscalização da PRF, Ricardo Queiroz.
A Secretaria de Saúde participou do Comando, com o estande de prevenção do Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis, distribuindo kits com folders informativos, preservativos e autotestes de HIV. A equipe da UBS São Francisco também esteve presente, oferecendo vacinação contra Influenza a caminhoneiros e policiais, além de orientações sobre práticas corporais e prevenção da dengue.
A iniciativa contou ainda com aferição de pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), em parceria com a Unilago, por meio do convênio de Integração Ensino-Serviço da Secretaria de Saúde. O Detran também participou, fornecendo orientações sobre segurança no trânsito e realizando o teste de alcoolímetro.
O caminhoneiro Lindomar Aparecido Jesus, de 46 anos, residente de Lagoa da Prata (MG) passou por todos os atendimentos e elogiou a ação. "Tomei a vacina da gripe, mediram glicose, peso, altura. Achei muito bom. Isso é importante, porque estamos sempre na estrada e não temos o costume de parar para cuidar da saúde. Então, é muito válido”, afirmou.
Os Comandos de Saúde são realizados periodicamente em todo o Brasil, buscando aumentar os cuidados com a saúde dos motoristas profissionais, contribuindo para a redução de ocorrência de doenças e acidentes nas estradas.
Mín. 19° Máx. 27°