Cerca de 120 brigadistas de São José do Rio Preto e 32 municípios da região participaram do Treinamento da Operação São Paulo Sem Fogo 2025 para combate a incêndios. A etapa de capacitação, com atividades teóricas e práticas, foi realizada nesta terça e quarta-feira, 13 e 14/5, no Instituto da Pesca das 8h às 17h.
Ministrada pelo Corpo de Bombeiros, com participação da Defesa Civil e da Polícia Militar Ambiental, a ação integra o plano de ação do Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Queimadas. Dentre os brigadistas da Defesa Civil de Rio Preto, participaram servidores do próprio órgão e das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Serviços Gerais e do Semae. Os brigadistas treinados repassarão as técnicas às suas respectivas equipes ampliando o número de pessoas treinadas para o combate a incêndios.
“Ano passado foi um ano muito crítico para a região de Rio Preto em relação a fogo em mato, fogo em vegetação. Para combater este problema, todo ano, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, institui um treinamento que é a Operação São Paulo Sem Fogo, onde buscamos credenciar brigadistas das cidades de Rio Preto e entorno, pra que eles possam nos auxiliar nas ocorrências de grande magnitude na região”, explicou o 1.º tenente do Corpo de Bombeiros, Diogo Polo Parise, responsável pela capacitação prática.
“Começa agora, em junho, a fase vermelha da Operação São Paulo Sem Fogo. Durante todo esse primeiro trimestre, realizamos treinamento com os brigadistas, aquisição de materiais que possam ser usados nessas operações para, de fato quando começar a estiagem, efetivamente iniciarmos essa operação, englobando várias cidades aqui da região e do estado”, completou Parise.
Além do tenente Parise, o treinamento foi ministrado pelo capitão Mário Lima Nascimento, comandante do 1° SGB de Rio Preto. A Defesa Civil de Rio Preto também participou da capacitação.
“A Defesa Civil de Rio Preto realizou, em fevereiro, a primeira reunião para reativação Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Queimadas nesta nova gestão municipal. E o objetivo é preparar todas as instituições do município para o período de estiagem que acontece junho a outubro. Estamos fazendo diversas ações preventivas visando evitar uma temporada severa como tivemos no ano passado”, explicou o diretor da Defesa Civil, coronel Ivair Silva.
A primeira etapa da Oficina Preparatória para a Operação SP Sem Fogo 2025 da Região de São José do Rio Preto (I-8), foi realizada no dia 10/4, no Auditório da Acirp, reunindo cerca de 400 pessoas. O treinamento foi realizado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo com o objetivo de preparar os gestores e brigadistas de 96 municípios da região para a prevenção e combate a incêndios.
Dentre os objetivos estão a redução dos focos de incêndio; diminuição das emissões de gases de efeito estufa; proteção de áreas com cobertura vegetal; erradicação do uso irregular do fogo; promoção de alternativas ao uso de fogo.
Nesta etapa voltada à prática, o Treinamento da Operação São Paulo Sem Fogo 2025 prevê:
A fase vermelha da Operação São Paulo Sem Fogo 2025, que ocorre entre junho e outubro, é ativada para combater incêndios florestais durante o período de estiagem no estado. Essa fase intensifica a prevenção e combate a incêndios em áreas de mata.
A operação é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil.
Mín. 18° Máx. 30°