Geral Sergipe
Samu 192 Sergipe realiza ações educativas de valorização profissional no mês da Enfermagem
Objetivo é promover saúde do trabalhador e difusão de boas práticas no serviço de urgência
14/05/2025 17h39
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

Em alusão ao mês da Enfermagem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), realizou nesta quarta-feira, 14, uma programação voltada à valorização, saúde e bem-estar dos profissionais de saúde. A iniciativa reforça o compromisso com a educação permanente e o cuidado com quem salva vidas diariamente.

A ação aconteceu na base descentralizada do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), em parceria com o curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) e teve como tema central “Plantão da Prevenção”. O objetivo foi promover a saúde do trabalhador e a difusão de boas práticas no serviço de urgência, além de relembrar sobre procedimentos de segurança para a proteção dos profissionais e pacientes atendidos pelo Samu 192 Sergipe.

“É importante ressaltar para os nossos profissionais sobre a prevenção de acidentes durante os serviços de urgência realizados diariamente. Relembrando desde os cuidados com a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), até a interação com os pacientes”, destacou o superintendente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa.

Durante o dia, foi montado um stand onde os participantes tiveram acesso à Cartilha de Prevenção de Acidentes de Trabalho e ao Manual de Biossegurança do Samu 192. “Queremos trazer os enfermeiros para uma troca de conhecimento, de conversa e carinho, como forma de agradecer às equipes pelo excelente trabalho realizado”, disse a enfermeira Manuella Pimentel.

Segundo a estudante de enfermagem Nair Gardênia, o evento foi importante para que os profissionais da área da saúde se atualizem sobre procedimentos que muitas vezes são esquecidos. “Precisamos nos atentar a incidentes que podem ocorrer. Como forma de alerta, também trouxemos um gráfico para mostrar a porcentagem de acidentes que mais acontecem no cotidiano da equipe do Samu”, ressaltou.

Foto: Valter Sobrinho/SES
Foto: Valter Sobrinho/SES
Foto: Valter Sobrinho/SES
Foto: Valter Sobrinho/SES
Foto: Valter Sobrinho/SES