A Vila do Forró e o Arraiá do Povo, realizados pelo Governo de Sergipe por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), têm apenas três anos no formato atual, com duração de 60 dias, mas já se tornaram alguns dos espaços mais visados pelos empreendedores sergipanos. Nessa terça-feira, 13, na Praça de Eventos da Orla, aconteceu a apresentação das propostas, abertura dos envelopes e anúncio dos vencedores para ocupação dos espaços para bares e restaurantes. De forma transparente, todo o processo foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Funcap e pelo canal no YouTube da Aperipê TV. O resultado final já está disponível no site da Funcap, na aba “Editais” ( se.gov.br/funcap/editais ).
“Com certeza, essa seleção é importante para aquecer a economia. Este é o terceiro ano do evento nesse novo formato, e temos observado um aumento significativo de público. Acreditamos que esse movimento contribui para projetar Sergipe nacionalmente, tanto no turismo quanto na economia”, avaliou o coordenador de eventos culturais da Funcap, Daniel Cabral.
Nesta edição, mais de 40 empreendedores se inscreveram. Destes, 29 foram habilitados, de acordo com os critérios estabelecidos no edital, para concorrer às 16 vagas disponíveis. Os espaços ofertados estão localizados na Vila do Forró e na Arena de Shows, com áreas de 90 e 160 metros quadrados (m²), respectivamente.
Com a divulgação dos selecionados, os empreendedores devem assinar o contrato nesta sexta-feira, 16, das 8 às 12h, na sede da Funcap, localizada na Rua Vila Cristina, no bairro Treze de Julho. Após a assinatura, terão três dias para efetuar o pagamento referente à permissão de uso. Caso o contrato não seja assinado ou o pagamento não seja realizado no prazo, os candidatos excedentes serão convocados, conforme previsto no edital.
Expectativas positivas
Com vaga aprovada para os festejos na Vila, para o proprietário do The Stones Pub, Ricardo Cosmo, a divulgação antecipada e investimento maior na programação do evento foi o que chamou a atenção para tentar uma vaga esse ano. “É muito gratificante participar pelo segundo ano consecutivo do Arraiá do Povo. Parabenizo a Funcap e o Governo de Sergipe pela programação, que nos motivou a investir e disputar com garra. Conquistamos o primeiro ponto, e vamos com tudo”, destacou.
Já o casal Davi e Michelle Fonseca, responsáveis pelos restaurantes Jobim e La Vista, também comemoraram a permanência dos seus estabelecimentos no evento. “Estamos há mais de um ano no Arraiá do Povo. A expectativa é das melhores. Vamos trabalhar para oferecer o nosso melhor”, afirmaram.
Situação dos bares
Apesar da oferta de cinco vagas para bares, apenas uma foi arrematada. Diante disso, a comissão organizadora encaminhará a situação à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que dará parecer jurídico, com base no edital, sobre os próximos passos. Novas informações serão divulgadas em breve nos canais oficiais do Governo de Sergipe e da Funcap.