Cidades Recife
Prefeitura do Recife propõe lei para padronizar tampas de bueiros em vias da cidade.
Prefeitura do Recife propõe lei para padronizar tampas de bueiros em vias da cidade.
14/05/2025 08h29
Por: Redação Fonte: Folha de Pernambuco

Prefeitura do Recife propõe lei para padronizar tampas de bueiros em vias da cidade.

 

Prefeitura do Recife propõe lei para padronizar tampas de bueiros em vias da cidade.

A Prefeitura do Recife (PCR) pretende estabelecer um novo modelo padrão para tampas e tampões de bueiros nas vias da cidade, com objetivo de evitar desníveis e problemas de segurança.

Para isso, a gestão municipal enviou à Câmara dos Vereadores, nas primeiras horas desta quarta-feira (14), um projeto de lei.

Essa padronização foi desenvolvida pela equipe técnica da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

Segundo a PCR, o modelo proposto é específico para poços de visita (conhecidos popularmente como "bocas de lobo") e usa tampas em fibra de vidro, laje de aproximação, linha d’água e meio-fio.

Os novos bueiros foram projetados para receber as águas da chuva e direcioná-las às galerias pluviais de forma mais eficiente, evitando alagamentos e desníveis no pavimento.

“Estamos mandando o projeto de lei para a Câmara dos Vereadores, para garantir que esse padrão seja usado em toda a cidade, pelas concessionárias que também trabalham no território do Recife. Isso é muito importante para evitar aquela tampa que afunda e que fica desnivelada”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos, durante visita à rua Joaquim Felipe, na Boa Vista, uma das que já estão recebendo a intervenção.

As primeiras vias beneficiadas pela intervenção serão: rua Joaquim Felipe (Boa Vista), rua da Regeneração (Água Fria e Arruda), rua do Espinheiro (Espinheiro), rua Conde de Irajá (Torre), Estrada dos Remédios (Afogados) e rua Francisco da Cunha (Boa Viagem).

Uma das vias que já recebe a intervenção é a Joaquim Felipe, no bairro da Boa Vista | Foto: Edson Holanda/PCR

Essas vias, acrescenta a PCR, servirão como modelo para a implementação das novas especificações previstas no projeto de lei.

- PUBLICIDADE -
 

O PL, além de padronizar o modelo, também muda as normas que regulam a aprovação e fiscalização de obras que interfiram no pavimento das vias públicas.

O objetivo é assegurar que as intervenções não comprometam a qualidade e a segurança das vias e que o processo de fiscalização seja mais rigoroso e eficaz.

Caso a lei seja sancionada, a Emlurb terá 90 dias para emitir uma normativa detalhando as especificações técnicas que deverão ser seguidas.

As concessionárias e permissionárias serão notificadas com 30 dias de antecedência para se adequarem ao novo padrão, tendo um prazo de 10 dias para responderem à convocação.

Caso não cumpram as exigências, a prefeitura poderá executar os ajustes e cobrar os custos das empresas responsáveis.

“Vamos dialogar com todas as concessionárias que operam no Recife para garantir que o padrão seja adotado de forma adequada e segura. O mais importante é garantir que a cidade tenha vias seguras, sem desníveis que possam causar acidentes”, explicou o vice-prefeito e secretário de infraestrutura, Victor Marques.