Republicano criticou terceira manutenção consecutiva da taxa de juros 4,25% a 4,5% por ano.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionou nesta terça-feira, 13, um relatório de inflação para pressionar o presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, a reduzir as taxas de juros do país.
“Sem inflação, e os preços da gasolina, energia, mantimentos e praticamente tudo o mais estão CAINDO!!! O FED precisa baixar a TAXA, como Europa e China já fizeram. O que há de errado com o Powell Sempre Atrasado?”, escreveu no X.
Segundo Trump, a estratégia do ‘banco central americano’ “não é justa com os Estados Unidos, que estão prontos para florescer.”
No último mês, o republicano desmentiu a possibilidade de demitir Powell.
“Taxa de juros Nunca tive [intenção de demitir Powell].A imprensa exagera as coisas. Não, não tenho intenção de demiti-lo. Gostaria de vê-lo ser um pouco mais ativo em relação à sua ideia de reduzir as taxas de juros”, disse a repórteres.
Na quarta, 7, o Fed manteve a taxa de juros americanos na faixa de 4,25% a 4,5% por ano pela terceira vez consecutiva.
De acordo com o Fed, a atividade econômica do país “continuou a se expandir em ritmo sólido” e a taxa de desemprego “se estabilizou em um nível baixo nos últimos meses e as condições do mercado de trabalho permanecem sólidas”.
A inflação, contudo, “permanece relativamente elevada”.
“O Comitê busca atingir o máximo de emprego e inflação a uma taxa de 2% no longo prazo. A incerteza quanto às perspectivas econômicas aumentou ainda mais. O Comitê está atento aos riscos para ambos os lados de seu duplo mandato e avalia que os riscos de aumento do desemprego e da inflação aumentaram”, destacou o Fed.