Nesta terça-feira, 13, o município de São Francisco, no baixo São Francisco, foi o anfitrião da 47ª edição do programa itinerante ‘Sergipe é aqui’. O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) marcou presença oferecendo mais de 30 serviços à população.
Entre os serviços ofertados, estiveram agendamentos de consultas médicas, prova teórica, consulta de pontuação, emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA), Certificado de Licenciamento Anual Eletrônico (CRLV-E), solicitação da ATPV-E (Autorização para Transferência de Propriedade Eletrônica), atualização de endereço, comunicação de venda, além de biometria e vistoria de veículos particulares.
A diretora-presidente do Detran/SE, Naleide de Andrade, destacou a importância de levar os serviços até os municípios. “Estar próximo das pessoas é uma das prioridades do Detran. Queremos facilitar o acesso da população aos nossos serviços, promovendo cidadania, inclusão e eficiência em cada atendimento”, afirmou.
Assim como em edições anteriores, o serviço mais procurado foi a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os moradores destacaram que a ação é uma forma de facilitar o acesso aos serviços do departamento.
O autônomo Arthur Malta Santos, morador de São Francisco, aproveitou os serviços oferecidos. “Vim fazer a transferência de um veículo que estou tentando regularizar há alguns meses. Ter essa estrutura aqui na cidade facilita muito para gente que é do interior. O projeto mais próximo antes era em Propriá, então essa ação aqui é uma grande ajuda”, destacou.
Educação para o trânsito nas escolas
Durante o evento, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito (Coet) reforçou ações educativas com foco na Campanha Maio Amarelo, voltadas especialmente para o público infantojuvenil. O movimento, que está em sua 12ª edição no Brasil, busca sensibilizar a sociedade para comportamentos mais seguros no trânsito.
Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran/SE, Tissiane Costa, o lema é valorizar a vida. “Queremos trabalhar a humanização no trânsito e a importância de desacelerar. Nosso objetivo é criar uma cultura de segurança viária que dure o ano todo, não só em maio”, explicou. “É fundamental que as futuras gerações entendam que atitudes responsáveis no trânsito salvam vidas”, completou.
Mín. 17° Máx. 31°