A Empresa Municipal de Construções Populares (Emcop) é reconhecida pela população por sua atuação no cadastro de cidadãos interessados em conseguir a primeira casa própria. Mas o que pouca gente sabe é que esse trabalho nem sempre termina com a entrega das chaves.
Desde 2017, a Emcop é responsável pelo Projeto Solidariedade, que atende aproximadamente 100 famílias de forma direta e indireta, oferecendo atividades como acolhimento social, atividades esportivas e culturais, mobilização comunitária, campanhas de saúde e parcerias com secretarias municipais — como Saúde, Trabalho e Emprego e Cultura. São 1,3 mil famílias residentes no bairro.
"Desde que as casas foram entregues [em março de 2017], esse trabalho vem sendo realizado. Nós oferecemos diferentes serviços para essas famílias e elas podem contar com o suporte dos nossos profissionais, tanto os contratados diretamente pela Emcop quanto os parceiros", afirma o diretor-presidente da empresa, Marcelo Renato de Oliveira.
As atividades desenvolvidas no núcleo social são:
Atualmente, o projeto conta com uma equipe técnica composta por assistente social, pedagoga, monitor, auxiliar de limpeza e oficineiros. Na atual gestão, houve a inclusão do judô e, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, foi criada a atividade de inclusão digital, na qual é realizado o cadastro dos munícipes no Balcão de Emprego, além da oferta de impressão de cinco currículos para a busca de oportunidades no mercado de trabalho.
Além das atividades permanentes, são realizados eventos comemorativos e periódicos. Em 2025, já ocorreram:
No início de abril, em parceria com o Fundo Social, a Emcop realizou um concurso de desenhos e a entrega de chocolates, com a presença da primeira-dama do município, Josiane Candido, que distribuiu mais de 80 (oitenta) ovos de Páscoa para as crianças que frequentam o projeto, além da equipe técnica da Emcop, que presenteou os pequenos com caixas de chocolate bis.
Veja abaixo o álbum de fotos do evento de páscoa