A Carreta da Mamografia e a Carreta do Empreendedorismo iniciaram o atendimento em São José do Rio Preto nesta segunda-feira, 12/05. As estruturas foram montadas na praça Dom José Marcondes e permanecem na cidade até o dia 24 de maio. Serão ofertadas 550 mamografias e cursos em diversas áreas, com foco nas mulheres.
A ação faz parte do Movimento SP Por Todas, do governo do Estado de São Paulo, cujo objetivo é promover série de ações articuladas para dar visibilidade às políticas públicas estruturadas e entregues para que as mulheres de São Paulo estejam seguras, com saúde e conquistem sua autonomia financeira.
A titular da Secretaria de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, participou da cerimônia de início dos atendimentos. “São José do Rio Preto é a décima cidade a receber a Carreta do Empreendedorismo e a Carreta da Saúde este ano. As iniciativas fortalecem nossas mulheres, ofertando cursos de capacitação, para que elas tenham sua liberdade financeira, para complementar a renda da casa ou sair de uma situação de violência, e cuidar da saúde, fazendo exames preventivos. Precisamos das nossas mulheres fortes e saudáveis.”
O prefeito coronel Fábio Candido destacou a parceria entre o município e o governo do Estado. “São ações em que todos os envolvidos ganham e as grandes beneficiadas, nesse caso, são as mulheres de São José do Rio Preto, que terão a oportunidade de fazer um exame preventivo muito importante e cursos para se especializar, para se qualificar a exercer uma atividade produtiva. Emprego e renda significam, muitas vezes, a possibilidade de se libertar de um casamento tóxico.”
A vinda das carretas foi viabilizada a partir de emenda do deputado estadual Valdomiro Lopes, no valor de R$ 300 mil. “Rio Preto é uma das primeiras cidades do interior a serem contempladas com as carretas. Nesse período, várias cidades do entorno poderão encaminhar pedidos para cá. Além disso, as mulheres poderão fazer cursos e ter orientação para poderem empreender.”
As secretarias municipais da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, da Saúde e do Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo são interlocutoras diretas para a vinda das carretas. “Até o dia 24 de maio, as mulheres terão oportunidade de cuidar da saúde e cuidar da carreira, tudo gratuitamente, aqui na praça Dom José Marcondes”, afirma a secretária da Mulher, Rosicler Quartieri.
A Carreta da Mamografia atenderá até o dia 24 de maio, das 8h às 17h. Nos sábados dias 17 e 24, o atendimento acontece das 8h às 12h. Serão disponibilizados 50 exames por dia durante a semana e 25 aos sábados, em um total de 550 mamografia.
O atendimento será por ordem de chegada, por senha, e as mulheres devem portar cartão SUS e documento de identidade com foto. Mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam trazer pedido médico do SUS. Entre 50 e 69 anos, não é necessário o encaminhamento.
A Carreta do Empreendedorismo vai oferecer cursos em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As capacitações são gratuitas, mas é preciso se inscrever previamente, preenchendo o formulário abaixo.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS AQUI
Estavam presentes na cerimônia os secretários municipais: Carina Ayres (Agricultura e Abastecimento); Ederson Pinha (Trânsito e Transportes); Klebinho Kizumba (Esportes e Lazer); Marcelo Renato de Oliveira (Emcop); Mario Welber (Desenvolvimento Econômico); Miguel Elias Daffara (Riopretoprev); Renata Azevedo (Educação); Ronaldo Oliveira (Subprefeitura de Talhado); Rubem Bottas (Saúde); Tenente Norival (Trabalho e Emprego); Marcos Boaventura e Márcio Martino, comandante e subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM), além dos vereadores Marcia Caldas e Dr. Tedeschi e da coordenadora da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), delegada Dálice Ceron.
Mín. 17° Máx. 31°