Com o tema ‘O papel dos conselheiros na garantia dos direitos das juventudes’, o evento fruto da parceria entre a Superintendência Especial da Juventude (Superjuv), a SecretariaEspecial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) e o Conselho Estadual de Políticas Públicas para Juventude, teve início na manhã desta segunda-feira, 12, no Hotel Arcus, em Aracaju. A iniciativa reúne conselheiros e conselheiras do Conselho Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, além de membros do Governo do Estado, para debater o papel estratégico da atuação do colegiado na construção de políticas públicas para os jovens sergipanos.
Na mesa de abertura, o secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), Júlio Filgueira, destacou a importância do seminário no que diz respeito à qualificação do colegiado. “Quando vemos que as organizações estão caminhando na direção do planejamento, para nós é um momento bastante especial de alegria. Nós, particularmente do planejamento, não concebemos a implementação de políticas efetivas de Estado se não soubermos o que queremos fazer. Então, quando o Conselho nos procurou, vimos uma grande oportunidade de diálogo e desenvolvimento estratégico”, destacou.
A superintendente especial da Juventude, Anne Livianne, enfatizou que considera o seminário um passo essencial para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às juventudes em Sergipe. “Reunir os conselheiros e conselheiras é mais do que um momento de planejamento, é uma reafirmação do nosso compromisso com a participação social e com a construção coletiva das políticas que impactam a vida dos jovens. A atuação do Conselho é estratégica para garantir direitos e transformar realidades. Estamos trabalhando para que a juventude sergipana seja protagonista das decisões que constroem o nosso estado”, disse.
Para o presidente do Conselho Estadual de Juventude, Antônio Gabriel, o seminário é fruto de uma parceria que busca enaltecer, conhecer e aprofundar os conhecimentos técnicos, estratégicos e voltados ao futuro. “Precisamos justamente ouvir aqueles que constroem a política pública de juventude, que são os conselheiros estaduais. Isso reafirma não somente o compromisso desta presidência, mas também o da superintendente e de toda a equipe técnica que compõe a Superintendência Estadual da Juventude e o Governo de Sergipe”, finalizou.
Programação
A programação da segunda-feira, 12, inclui palestra magna sobre planejamento estratégico e oficinas participativas com foco na construção da linha do tempo do Conejuve, matriz SWOT, definição de objetivos e elaboração de projetos prioritários. Já na terça-feira, 13, a agenda segue com a validação dos projetos, análise de riscos e entrega de produtos, como o mapa estratégico e a estrutura analítica dos projetos.