Geral Caruaru - PE
Prefeitura de Caruaru inova na Alfabetização e lança o Projeto “Locomotiva do Saber”
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PEA Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), lançou nesta segunda-fei...
12/05/2025 14h51 Atualizada há 13 horas
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Caruaru - PE

 

Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE

 

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), lançou nesta segunda-feira (12) o projeto pedagógico “Locomotiva do Saber”. Essa iniciativa inovadora é uma estrutura móvel especialmente desenvolvida para estimular a alfabetização de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, criando experiências de aprendizagem divertidas, inclusivas e engajadoras.

Formada por uma locomotiva e três vagões, a estrutura é repleta de elementos lúdicos e didáticos, que incluem materiais audiovisuais, tecnológicos, metodológicos e concretos, ampliando o repertório de recursos dos professores e enriquecendo suas práticas pedagógicas. A locomotiva irá percorrer as cinco Escolas Integrais de Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município.

Além de fortalecer a alfabetização, o projeto oferece uma série de atividades interativas, como contação de histórias, rodas de conversa, musicalização, oficinas de arte e literatura, teatro de fantoches e mediação de leitura, promovendo o desenvolvimento de habilidades de escrita e pensamento matemático de forma natural e prazerosa.

“Uma prática pedagógica diversificada é fundamental para garantir que todos aprendam. Pensar nos Anos Iniciais é pensar em crianças, que precisam ser tratadas como crianças, com espaço para brincar, explorar e descobrir. Avançar na construção de um ensino mais humano, acolhedor e eficaz, é estimular o aprender e o brincar, que se encontram nos trilhos do conhecimento”, afirmou a vice-prefeita Dayse Silva.

“A utilização de recursos pedagógicos diversificados na alfabetização não apenas torna o processo mais envolvente, mas também garante que o direito ao brincar seja parte central desse trabalho. Contribuir para um ambiente alfabetizador dinâmico, lúdico e interativo é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças”, ressaltou o secretário de Educação e Esportes, Kaio Colaço.