Durante participação da 5ª Feira Nacional do MST, vice-presidente afirmou que o governo avalia alternativas de atendimento, diante da dificuldade de acesso à internet por parte de aposentados e pensionistas.
O vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou no último domingo (11) que a Caixa Econômica Federal está em processo de avaliação para oferecer atendimento presencial a aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos irregulares em seus benefícios do INSS.
Durante uma agenda pública, Alckmin enfatizou que esses descontos indevidos não tiveram início no atual governo, mas assegurou que serão interrompidos durante este mandato. Ele também informou que as primeiras devoluções de dinheiro aos afetados já estão em andamento, com a devolução de R$ 298 milhões prevista para o próximo pagamento de aposentados e pensionistas.
A Advocacia Geral da União (AGU) já tomou medidas para bloquear R$ 2,5 bilhões em bens de entidades e empresas envolvidas no esquema de fraudes. De acordo com a Polícia Federal, essas fraudes resultaram em um desvio de aproximadamente R$ 6 bilhões entre 2019 e 2024.
Alckmin, que está no exercício da presidência até o retorno de Lula ao Brasil, em 14 de maio, também mencionou que a maior parte do atendimento aos prejudicados será realizada por meio da plataforma “Meu INSS”. No entanto, ele reconheceu que a Caixa Econômica Federal está estudando maneiras de ajudar aqueles que têm dificuldade de acesso à internet.
Tudo será feito através da plataforma do Meu INSS. Agora, tem pessoas que têm dificuldade, não têm internet, então, a Caixa Econômica Federal está estudando uma maneira — ela tem uma rede muito bem distribuída pelo país — de ajudar quem precisar de atendimento presencial”, afirmou Alckmin.
Caixa estuda maneira de atender presencialmente aposentados que precisar que foram vítimas de descontos irregulares em seus benefícios do INSS.
*Com informações de Beatriz Manfredini