O presidente da França, Emmanuel Macron, foi acusado pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia de usar entorpecentes em uma reunião realizada na Ucrânia. O gestor frances estava junto com o chanceler alemão Friedrich Merz e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer. O encontro aconteceu na última sexta-feira (09).
Essa situação ganhou holofotes depois que a porta-voz do MRE russo dar uma declaração polêmica sobre o caso. A insinuação de Maria Zakharova foi baseada em um vídeo dessa mesma reunião que circula nas redes sociais. O vídeo mostra Macron pegar um pacote plástico com um conteúdo branco de cima da mesa e escondê-lo inicialmente com a mão e depois guardá-lo em suas vestes.
ESCÄNDALO EM CRESCIMENTO:
— TUCArj54 (@tucarj54) May 11, 2025
Macron, Starmer e Merz flagrados em vídeo retornando de Kiev. Um saco de pó branco sobre a mesa. Macron rapidamente o guarda no bolso, Merz esconde a colher. Nenhuma explicação dada. Zelensky, conhecido entusiasta de cocaína, acabara de recebê-los. Os… pic.twitter.com/wJYYdk0iPw
Entenda a reunião
Macron, Starmer e Merz se reuniram em Kiev, capital da Ucrânia, para participar de várias reuniões para reafirmar o apoio ao país na guerra contra a Rússia. O trio teria viajado juntos de trem partido da Polônia com destino final na capital ucraniana.Vale lembrar que este trajeto é comumente usado pelos representantes ocidentais para esse tipo de agenda internacional. A viagem, inclusive, foi realizada em meio à novos apelos por um cessar-fogo da guerra e a realização de soluções diplomáticas.