Zelensky reúne líderes europeus em cúpula para fortalecer apoio militar à Ucrânia.
Encontro discutirá coalizão de voluntários, com participação confirmada dos líderes finlandês e norueguês.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, anunciou nesta sexta-feira (9) que a Ucrânia sediará uma reunião de cúpula com líderes europeus aliados no sábado (10). O encontro faz parte dos esforços para fortalecer a chamada ‘coalizão de voluntários’, formada por países que apoiam Kiev militar e diplomaticamente.
Continua após a publicidade
“Na Ucrânia, também estamos nos preparando para receber os líderes da coalizão de voluntários”, declarou Zelensky em discurso por videoconferência durante uma reunião da Joint Expeditionary Force (JEF) em Oslo, formada por dez países.
A coalizão, liderada pela França e pelo Reino Unido, reúne cerca de trinta países comprometidos em apoiar a Ucrânia. O grupo busca criar uma ‘força de garantia’ capaz de assegurar a segurança do país e apoiar um possível cessar-fogo com a Rússia, que invadiu o território ucraniano em fevereiro de 2022.
Continua após a publicidade
Embora Zelensky não tenha especificado todos os participantes, a presidência finlandesa confirmou a presença do presidente Alexander Stubb em uma ‘reunião virtual’ da coalizão. O primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, também anunciou sua participação em um encontro com Zelensky e os líderes da França e do Reino Unido, sem esclarecer se será presencial ou online.
O apoio europeu à Ucrânia tornou-se ainda mais relevante após a reaproximação entre os Estados Unidos e a Rússia, com o retorno de Donald Trump à Casa Branca em janeiro. No entanto, os países da coalizão exigem garantias de segurança dos EUA antes de se comprometerem integralmente com o projeto de apoio à Ucrânia.