Cidades Rio Preto - SP
Bem-estar Animal recolhe 93 animais até maio
Número é referente aos pets vítimas de maus-tratos e atropelados sem tutor
09/05/2025 18h38
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

A Secretaria do Bem-estar Animal recolheu, do início deste ano até o dia 7 de maio, 93 animais. São cães e gatos vítimas de maus-tratos ou atropelados sem tutor. Esses animais ficam sob tutela do Município, são tratados, vacinados, vermifugados e microchipados. Quando estiverem saudáveis, ficam aptos para adoção.

“São José do Rio Preto faz um trabalho de excelência no resgate e tratamento de animais vítimas de maus-tratos. Após recebermos a denúncia, equipes vão até o local e fazem orientação. Após o prazo estipulado para regularização, caso as condições permaneçam as mesmas, esse animal é recolhido para ser cuidado pelo município”, explica a secretária Tamires Afonso. De 1º de janeiro a 7 de maio, as equipes da secretaria fizeram 1.315 visitas. No mesmo período, 44 animais foram adotadas, mas há muitos esperando um novo lar.

CLIQUE AQUI PARA VER OS MACHOS DISPONÍVEIS PARA ADOÇÃO

CLIQUE AQUI PARA VER AS FÊMEAS DISPONÍVEIS PARA ADOÇÃO

Castração

Outro pilar da Secretaria do Bem-estar Animal são as castrações. Entre os procedimentos diários, os três mutirões já realizados este ano e os atendimento do Castrapet, 1.492 animais foram esterilizados de janeiro até o começo de maio. “A castração é um procedimento simples, mas muito eficaz no controle populacional, pois evita ninhadas indesejadas e, consequentemente, diminui o número de animais abandonados, o que impacta na saúde animal e na saúde humana”, afirma Tamires.

Projetos

A adoção e a posse responsável são outros pontos importantíssimos de atenção da Secretaria. Tanto que foi firmada uma parceria inédita com as escolas da rede pública municipal de ensino para promoção de palestras para professores e alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

Além disso, o Atendimento Digital Bem-estar Animal 24h está em fase de teste. A solução foi desenvolvida pela Empro - Tecnologia e Informação, após demanda da Secretaria do Bem-estar Animal. O chatbot (software) simula conversa humana por meio da Inteligência Artificial (IA), permitindo interações mais personalizadas e fluídas. Além de funcionar 24 horas por dia e reduzir o tempo de atendimento e o custo, melhora a experiência do usuário

Parceria com instituições de longa permanência vai promover vivência entre idosos e animais disponíveis para adoção, assim como lares beneficentes servirão de casa temporária para pets. Os gatos que vivem na região da Represa são cuidados e alimentados em uma parceria entre a secretaria e a Emurb.

“São iniciativas que promovem o bem-estar animal e consolidam Rio Preto como referência no cuidado com animais de estimação”, afirma Tamires.