Nesta quinta-feira, 8, a Secretaria Especial da Cultura (Secult) de Sergipe, participou, de forma online, da Eleição de Dirigentes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. Na ocasião, ficou definido o novo corpo diretivo para os próximos dois anos (2025/2027). Entre os eleitos está o secretário especial da Secult, Valadares Filho, como vice-presidente regional do Nordeste.
O Fórum Nacional de Cultura tem por objetivo a articulação e cooperação entre os gestores culturais dos estados brasileiros, fortalecendo os debates e construções coletivas sobre a cultura, como suas políticas, preservação de patrimônio e fomento às artes. Além disso, o Fórum é responsável pelo compartilhamento de experiências e alinhamento de diretrizes entre entes federativos.
De acordo com Valadares Filho, a nova gestão contribuirá para o fortalecimento da cultura nas regiões brasileiras. “Por aclamação, Sergipe será representado; nós fomos eleitos vice-presidente regional do Nordeste. É mais um desafio para o nosso Estado, como secretário de cultura do nosso estado, enfrentar novos desafios com os colegas da nova gestão, com nossa experiência e com toda a equipe cultura do Estado”, comenta Valadares.
A recriação da Secul/SE e da nomeação do secretário especial marca o retorno do estado de Sergipe como destaque no cenário cultural brasileiro. Em anos anteriores, secretários de cultura do estado também exerceram cargos de destaque no Fórum. O último a ocupar uma vaga foi o atual secretário executivo, Irineu Fontes, no ano de 2014.
“Sergipe tem uma participação significativa no Fórum, esse protagonismo, com presidentes e vice-presidentes, contribuindo nas mudanças que hoje o Fórum tem. Além da expertise política de Valadares, a recriação da Secretaria em Sergipe fez todo o diferencial para que Sergipe retorne a estar na frente, a ter o protagonismo que sempre teve”, finaliza Irineu.