A Secretaria de Saúde reduziu em 51,89% a fila de espera na especialidade de cirurgia geral, que inclui hérnia e vesícula, entre os meses de janeiro e abril deste ano. A redução foi viabilizada a partir das tratativas entre o secretário de saúde, Rubem Bottas, e a diretoria do Hospital João Paulo II/AME, que ampliou a oferta de vagas, sem gerar custos adicionais para o município.
Em janeiro, a fila na especialidade era de 663 pacientes, enquanto em abril, o número caiu para 319. A estimativa é de que até julho, todas as pessoas que aguardam na fila sejam atendidas. Para atingir essa meta, o Hospital ofertou 80 consultas a mais em cirurgia geral, e, em maio, a oferta foi ampliada para 220 consultas adicionais.
Na Santa Casa de Misericórdia de Rio Preto, a implantação do ambulatório de cardiologia pediátrica também trouxe resultados expressivos. Desde sua implantação, em março de 2025, houve uma redução de 32,59% da fila de espera para pacientes de até 12 anos.
Em janeiro, a fila era de 629 crianças, enquanto em abril, 424 crianças aguardavam atendimento. O ambulatório oferece, em média, 300 consultas por mês, incluindo crianças e adultos, contribuindo significativamente para o acesso mais rápido ao diagnóstico e ao tratamento.
Os avanços demonstram o comprometimento da atual gestão com a melhoria contínua dos serviços de saúde e com a redução das filas de espera. A Secretaria de Saúde segue trabalhando de forma estratégica, ampliando parcerias e otimizando recursos, com o objetivo de garantir um atendimento mais ágil, eficiente e humanizado à população.
Mín. 18° Máx. 31°