Com uma política efetiva de valorização do funcionalismo público e visando a melhoria da oferta dos serviços prestados à população sergipana, o Governo de Sergipe avança de maneira consistente na reestruturação do quadro de pessoal da administração estadual. Nesse contexto, a contratação de novos servidores por meio de concurso público tem se mostrado uma estratégia eficaz para a atração de novos talentos à gestão pública. De acordo com a Secretaria de Estado da Administração (Sead), entre janeiro de 2023 e fevereiro de 2025, o Governo Fábio Mitidieri empossou 554 novos profissionais para compor e reforçar o quadro de pessoal do Estado. E somente este ano, com a publicação de editais de concurso público, já viabilizou a abertura de outras 1.030 vagas em diversos órgãos e entidades da Administração Estadual.
Dos servidores admitidos pela atual gestão estadual, destaca a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, cerca de 90% já chegaram ao serviço público com formação de nível superior completa – até mesmo para ocupar cargos cuja escolaridade exigida é o nível médio. Esse dado evidencia a importância da realização de concurso público para a atração de novos e promissores talentos profissionais à gestão pública.
“A realização de concursos públicos já se tornou uma marca da atual gestão e é parte de uma política mais ampla de valorização do funcionalismo. Ao lançar mão de editais para a contração de servidores, o governo beneficia toda a administração, na medida em que possibilita a atração e a seleção de profissionais qualificados, com formações acadêmicas e especializações diversas, o que eleva a qualidade das políticas públicas formuladas e implementadas pelo Estado”, afirma a secretária.
A gestora ressalta, ainda, que o governo tem agido efetivamente para aprimorar e modernizar a gestão pública, elevando continuamente a qualidade dos serviços prestados à população.
“A renovação do quadro de pessoal por meio da realização de concursos públicos é mais uma demosntração do compromisso do governador Fábio Mitidieri de assegurar que o Estado oferte serviços públicos cada vez mais qualificados aos sergipanos”, frisa Lucivanda.
São profissionais com idades variadas, em sua maioria compreendidos na faixa etária dos 25 aos 45 anos. Entre os servidores admitidos pelo Estado por meio de concurso público nos últimos dois anos e dois meses, 25% têm ao menos um curso de pós-graduação no currículo, aí incluídos tanto os de programas de especialização (lato sensu), quanto os de mestrado, doutorado e até mesmo pós-doutorado.
João Vito Barroso de Freitas, 41, faz parte dessa nova geração de servidores estaduais. Empossado no cargo de perito criminal em agosto do ano passado, ele é um dos 80 profissionais recém-admitidos pelo Governo do Estado, por meio do concurso público realizado em 2023, para recompor e ampliar o quadro de pessoal da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) da Polícia Científica de Sergipe.
“O concurso público é uma das melhores formas de investimento da administração pública, quando esta visa a melhoria da oferta dos serviços e a valorização do funcionalismo. Como servidor recentemente aprovado no concurso da Polícia Científica de Sergipe, sinto-me honrado e motivado em trabalhar em um Estado que tem investido na valorização dos servidores (seja pela publicação de concursos, seja pelas melhorias salariais)”, afirma João Vito.
Bacharel em Farmácia, o novo perito da Cogerp tem mestrado em Química e atualmente é doutorando em Ciências Farmacêuticas. Para ele, as diferentes formações e os perfis dos colegas confirmam a qualidade da nova equipe que ingressou no órgão. “O concurso público dá a oportunidade a profissionais qualificados, de uma forma justa, de ingressarem no serviço público e contribuir, somando suas experiências e vontade, com as dos colegas já pertencentes ao quadro. Percebo que com esta política de valorização, o Governo do Estado acaba promovendo uma melhoria na qualidade dos processos e a rapidez nos serviços que a população tanto espera e precisa”, avalia.
O concurso prestado por João Vito, em 2023, já resultou na convocação pelo Governo de Sergipe de 40 peritos criminais de todas as áreas - a exemplo de bioquímica, engenharia, computação, física, química e medicina veterinária; 19 peritos médico-legistas; 3 peritos odontolegistas; 5 agentes técnicos de necropsia; e 19 papiloscopistas.
Yuri Gentili, 31, é outro exemplo da eficácia dos concursos públicos para a atração de novos talentos à gestão pública. Auditor fiscal de tributos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) desde 2023, ele engenheiro civil, com MBA em Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho em Construções. Para Yuri, a política de valorização do funcionalismo público adotada pela atual gestão tem proporcionado “um avanço significativo na reestruturação do quadro de pessoal da Administração Estadual”.
“A realização de concursos públicos tem sido uma estratégia essencial nesse processo, permitindo a entrada de novos profissionais qualificados e comprometidos com a eficiência da gestão pública. Esse movimento fortalece a administração estadual, garantindo maior capacidade de atendimento às demandas da sociedade e promovendo um serviço público cada vez mais eficiente e moderno. Pessoalmente, fico muito satisfeito por ter sido aprovado nesse concurso e por fazer parte dessa transformação positiva no estado de Sergipe. É gratificante saber que, com o meu trabalho, posso contribuir para o fortalecimento dos serviços públicos e ajudar a construir um estado mais eficiente e preparado para atender a população”, diz.
Yuri observa ainda que a valorização dos servidores, aliada à renovação e ao fortalecimento das equipes da administração tributária estadual, “é um passo fundamental” para garantir que a população tenha acesso a serviços de qualidade. “Com essa política de fortalecimento do funcionalismo, Sergipe reafirma seu compromisso com a excelência na gestão pública”, reconhece o jovem auditor.
Aos 32 anos, Itamara de Souza Passos foi empossada, em junho do ano passado, no cargo de provimento efetivo de contadora do quadro de pessoal da Administração Estadual. Lotada no Departamento de Administração Financeira da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), ela reconhece como diferencial positivo da atual gestão a abertura consistente de oportunidades para o ingresso nas carreiras de Estado por meio da realização de concursos públicos.
A nova contadora da Seasic conta que, visando seguir carreira no serviço público em sua área de formação, precisa viajar para fora do estado em busca de vagas em concursos públicos. “Eu ficava triste porque não poderia nem sonhar em fazer concurso aqui em Sergipe, pra ficar perto dos familiares, por falta de oportunidades, por falta de concursos mesmo, que não tinha aqui em Sergipe e o governo, nos últimos anos, tem proporcionado isso, realizando vários concursos bons”, diz, ao ressaltar a celeridade da atual gestão em convocar os aprovados.
Itamara e os outros 53 contadores empossados pelo governador Fábio Mitidieri, no ano passado, foram aprovados no primeiro concurso público realizado pelo Governo de Sergipe para a área de contabilidade após a promulgação da Constituição Federal de 1988. A publicação do edital ocorreu em junho de 2023 e a homologação do concurso ocorreu em abril de 2024.
E como parte da política de valorização do servidor público, o Governo de Sergipe instituiu, em fevereiro deste ano, a Rede de Recursos Humanos. A iniciativa, que objetiva fortalecer e modernizar a gestão de pessoas na Administração Estadual, integra a Superintendência Geral de Recursos Humanos da Sead às unidades setoriais voltadas à gerência de pessoal nos órgãos estaduais e fortalece o alinhamento de diretrizes.
“Valorizar o servidor é reconhecer que cada pessoa que compõe a instituição é peça-chave para seu sucesso. E a Rede de Recursos Humanos da Sead é o elo que fortalece essa valorização, proporcionando talentos individuais em uma força coletiva. Quando servidores se conectam, com experiências e se apoiam, criamos um ambiente onde o crescimento não é solitário, mas sim um movimento conjunto. A rede nos lembra que ninguém cresce sozinho e que, juntos, somos mais fortes, mais inovadores e mais realizados. É nessa troca que a valorização deixa de ser uma ideia e se torna uma realidade que transforma vidas”, explica a superintendente geral de Recursos Humanos da Sead, Bianca Braga.
Concursos
Atualmente, o Governo do Estado administra mais de 20 concursos públicos, para o preenchimento de cargos nos seguintes órgãos e secretarias: Secretaria de Estado da Administração (Sead); Secretaria de Estado da Educação (Seed); Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP); Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc); Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE); Polícia Militar do Estado Sergipe (PMSE); Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema); Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro); Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese); Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp); Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Banco do Estado de Sergipe (Banese); Sergipe Gás S/A (Sergás); e Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER-SE).