A Investe Piauí recebe, nesta quinta-feira (8), a diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Fernanda Coelho, para uma reunião estratégica com o presidente da agência estadual, Victor Hugo de Almeida. O encontro, que acontecerá pela manhã no Hub da Agência, em Teresina, visa estreitar relações entre o banco e a Investe, além de ampliar oportunidades de investimentos no Piauí, especialmente em projetos de médio e grande porte.
A visita acontece no contexto do programa “BNDES Mais Perto de Você”, que será lançado no mesmo dia na capital, com a presença do governador Rafael Fonteles, e que tem como foco a aproximação com micro, pequenas e médias empresas. A diretora Maria Fernanda também participa desse lançamento, mas dedicará parte do dia ao diálogo com a Investe Piauí e empresários com perfil para operar diretamente com o banco.
Segundo Rodrigo Aguiar, gerente de Estratégia Nordeste do BNDES, a agenda foi construída após o banco conhecer melhor a atuação da Agência. “A apresentação da Investe nos impressionou. Ela tem uma atuação internacional forte, com ações em Berlim, Londres, Tóquio e até um escritório nos Estados Unidos, com participação no MIT. Isso chamou a atenção do banco, que vê na experiência do Piauí um modelo que pode ser replicado em outros estados do Nordeste”, destacou.
Durante a reunião no Hub, serão apresentados detalhes da plataforma de investimentos da Investe Piauí, que atualmente acompanha mais de 100 empreendimentos no estado. De acordo com o gerente de Estratégia, o BNDES fez um filtro entre os projetos cadastrados para identificar empresas com previsão de implantação em 2025 e 2026, aptas a operar com linhas diretas do banco. Alguns desses negócios são o frigorífico Piauhy, o Grupo Tomazinni, a empresa Lion Mining e a Norte Mineração.
Entre os setores representados, estão a mineração e o agronegócio, considerados estratégicos para a economia do Piauí. “Compartilhamos essa lista com a equipe da Investe e oito empresários com esse perfil foram convidados para participar da reunião, alguns presencialmente e outros por videoconferência”, explicou Rodrigo Aguiar.
Ainda conforme o gerente, o objetivo é iniciar um relacionamento com os empresários e, posteriormente, agendar reuniões individuais para aprofundar os projetos com potencial de financiamento. “A diretora está vindo para conhecer pessoalmente essa experiência exitosa do Piauí. O que esperamos é o início de uma bela história, de uma parceria que possa gerar resultados concretos e duradouros para o desenvolvimento regional”, concluiu Aguiar.