A Secretaria Municipal de Saúde está realizando ações de vacinação contra a gripe em escolas municipais de São José do Rio Preto. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso e garantir a imunização de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, faixa etária que integra o público-alvo da campanha. As atividades são realizadas com apoio da Secretaria de Educação.
De acordo com Michela Barcelos, gerente de imunização da Secretaria de Saúde, levar a vacinação para o ambiente escolar é uma estratégia importante para aumentar a cobertura vacinal e tornar as escolas ambientes mais seguros. “A escola pode ser um ambiente de disseminação de várias doenças. Ter alunos e funcionários vacinados promove um ambiente mais protegido. As equipes escolares e de saúde são parceiras nessa ação, que ajuda a evitar doenças imunopreveníveis”, afirma.
Cada unidade de saúde faz a articulação com as escolas da sua área de atendimento para viabilizar a ação. Na maior parte dos casos, a vacinação ocorre nos horários de entrada e saída dos alunos, permitindo que as famílias acompanhem a aplicação das doses, que só é realizada com o consentimento de um pai ou responsável. Além da vacina contra a gripe, as equipes de saúde aproveitam para conferir a caderneta de vacinação das crianças e orientar as famílias sobre a necessidade de atualização de outras vacinas.
Até o momento, mais de 20 escolas municipais já receberam a ação, que seguirá durante o mês de maio, conforme a disponibilidade das equipes de vacinação e o cronograma acertado com cada unidade. Em Rio Preto, a estimativa é vacinar 37.065 crianças dessa faixa etária. Até agora, 3.397 foram imunizadas, o que representa 9,16% da meta. A recomendação do Ministério da Saúde é atingir pelo menos 90% de cobertura.
A iniciativa foi aprovada por Jaqueline Franco, mãe da pequena Jade, de 5 anos, que recebeu a dose nesta terça-feira, 7/5. “É muito importante, por conta da conscientização e para aumentar a imunização, ainda mais agora que vai entrar o inverno, para as crianças ficarem mais protegidas”, diz.