A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) promove, de 7 a 9 de maio, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, o seminário “Como Faturar Bem no SUS”. O evento reúne gestores e faturistas dos municípios e da Gestão Estadual com o objetivo de aprimorar o registro e o processamento de dados nos sistemas do SUS, garantindo maior eficiência no faturamento dos serviços prestados.
Durante a capacitação, são apresentadas estratégias para qualificar a inserção de informações em plataformas como o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), SIA (Sistema de Informações Ambulatoriais), SIH (Sistema de Informações Hospitalares) e FPO (Ficha de Programação Orçamentária), além de orientações técnicas sobre o preenchimento correto dos dados. A iniciativa busca ampliar a captação de recursos federais e garantir transparência na aplicação dos investimentos em saúde.
Segundo a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, o seminário é uma oportunidade para que os gestores compreendam melhor como inserir corretamente os atendimentos realizados na atenção primária, média e alta complexidade, garantindo que todas as informações sejam registradas nos sistemas oficiais. “Essa capacitação é fundamental para que todos os procedimentos e atendimentos realizados aos usuários do Sistema Único de Saúde sejam informados ao Ministério da Saúde. Dessa forma, podemos demonstrar como a saúde da Paraíba vem evoluindo e garantir que o estado receba os recursos adequados para continuar atendendo a população com qualidade”, afirmou.
Além das orientações técnicas, os participantes tiveram a oportunidade de discutir e esclarecer dúvidas diretamente com o palestrante, que abordou desde questões técnicas, como o correto preenchimento de informações nos sistemas.
A gerente executiva de Regulação e Avaliação da Assistência da SES-PB, Lidiane Nascimento Cassimiro, reforçou que a iniciativa é uma estratégia fundamental para que os gestores e equipes de faturamento dos municípios estejam preparados para otimizar o registro dos procedimentos e ampliar os recursos recebidos. “Hoje estamos dando início a mais uma capacitação junto aos municípios aqui do estado da Paraíba, onde o objetivo principal é capacitarmos tanto os gestores como também a equipe de faturistas de todas as nossas unidades. O objetivo é realmente aumentar esse recurso e pleitear junto ao Ministério da Saúde, mostrando o quanto estamos realizando. Vamos pleitear mais recursos para fortalecer toda a política de saúde implantada no estado da Paraíba”, explicou.
A SES-PB reforça que o aprimoramento contínuo dos profissionais que atuam na área de faturamento é essencial para garantir que os recursos destinados à saúde sejam utilizados de forma transparente e eficiente, refletindo diretamente na qualidade dos serviços oferecidos à população.