O Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile realizou uma dinâmica nesta segunda-feira, 5/5, para celebrar o Dia Mundial de Higiene das mãos, data que tem por objetivo conscientizar sobre a importância de higienizar as mãos para prevenir infecções.
"Trata-se da medida mais eficaz e acessível que temos para prevenir infecções, tanto no ambiente hospitalar quanto fora dele. A higienização das mãos previne infecções por bactérias, vírus, fungos e protozoários. Agora em período sazonal da gripe, esse cuidado é ainda mais importante", afirmou a infectologista do HM, Bárbara Ferreira dos Santos.
A campanha global é promovida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com o objetivo de disseminar conhecimento e estimular a prática da higienização adequada das mãos. Em São José do Rio Preto, o Hospital Municipal participa ativamente da mobilização com ações educativas voltadas a funcionários e pacientes.
Este ano, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) organizou uma gincana, na qual funcionários percorreram um circuito interativo respondendo perguntas sobre os protocolos de higiene no ambiente hospitalar. Ao final, todos os participantes receberam kits com álcool em gel e materiais informativos.
A programação continua na próxima semana com uma dinâmica voltada aos pacientes, reforçando os cuidados diários de higiene das mãos e a prevenção de doenças transmissíveis.
Preferencialmente com água e sabão, mas se não houver, pode-se utilizar o álcool em gel, esfregando as mãos durante 20 a 30 segundos.
Não existe uma frequência recomendada, mas situações essenciais, como: após tocar objetos e superfícies, ao chegar em casa, antes das refeições, após utilizar o banheiro, e sempre que estiver com as mãos sujas.
Aplique o sabão nas mãos e esfregue bem: comece pelas pontas dos dedos, entre os dedos, dorso e palma das mãos, e finalize com os punhos e polegares.
Mín. 18° Máx. 29°