O mês de abril foi de intensa atividade do Governo do Estado para promoção e divulgação do destino Sergipe nos cenários nacional e internacional. Neste período, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) participou de vários eventos na região Sudeste do Brasil e no exterior, com roadshows e feiras. Foram apresentados a milhares de profissionais do turismo os atrativos e os roteiros que fazem de Sergipe um estado diversificado, com belezas naturais de tirar o fôlego, rica cultura e deliciosa gastronomia.
“As ações que promovemos no mês de abril deste ano foram ampliadas em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além de diversos roadshows e de importantes feiras nacionais, como a WTM, em São Paulo, da qual participamos em edições anteriores, estreamos, por exemplo, na MTM, em Minas Gerais, uma feira com mais de 3 mil agentes de viagens e guias de turismo, em um mercado fundamental e muito promissor na captação de turistas para Sergipe”, explicou o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco.
Entre os dias 31 de março e 4 de abril, a Setur participou do Visit Nordeste, roadshows nas cidades de Londres, na Inglaterra, e Milão, na Itália. A iniciativa da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Consórcio Nordeste, possibilitou que Sergipe se destacasse ao apresentar as potencialidades e os diferenciais sergipanos para cerca de 160 agentes de turismo, ressaltando o roteiro integrado do Cânion de Xingó, que conecta Sergipe, Alagoas e Bahia. A ação de promoção do destino Sergipe na Europa para atrair turistas internacionais ocorreu após um hiato de mais de dez anos.
De volta ao Brasil, a equipe da Setur promoveu roadshows nas cidades de Santos, São José dos Campos e Campinas, em São Paulo. A ação aconteceu em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH/SE) e a Orinter Operadora, entre os dias 7 e 9 de abril. Nesses municípios, foi apresentado todo o potencial turístico de Sergipe, como roteiros de sol e praia, cultura e gastronomia, destacando os Festejos Juninos 2025 à beira-mar, que acontecerão entre os dias 30 de maio e 27 de julho. No total, mais de 230 agentes de viagens foram capacitados.
Além disso, o estado participou da World Travel Market (WTM) Latin America 2025, entre os dias 14 e 16, em São Paulo. O estande sergipano atraiu milhares de visitantes durante os três dias do evento e foi um dos mais elogiados. Além disso, cerca de 400 profissionais de turismo, parceiros das operadoras Orinter e CVC, foram capacitados durante a maior feira de negócios turísticos da América Latina, a fim de fomentar e fortalecer Sergipe como primeira opção de destino nas prateleiras das principais agências de viagens, operadoras de turismo e companhias aéreas do Brasil.
Estreias
Sergipe participou pela primeira vez da Abav Travel, realizada nos dias 9 e 10 de abril, em Campinas/SP. A estreia de Sergipe em uma das mais importantes feiras de turismo do interior paulista também se deu em parceria com a ABIH/SE e a Orinter Operadora. No evento, foram divulgadas as belezas naturais, gastronomia e cultura do estado, com destaque para os 60 dias ininterruptos de festejos juninos. Durante o evento, operadores e agentes de viagens tiveram a oportunidade de conhecer os atrativos do destino Sergipe por meio de materiais promocionais disponíveis no estande.
Já nos dias 24 e 25 de abril, Sergipe estreou na Minas Travel Market (MTM) 2025, realizado no Minascentro, em Belo Horizonte/MG. Com estande próprio, o estado encantou os visitantes que compareceram à feira de negócios turísticos voltada ao segmento B2B (‘business to business’ – em tradução livre, ‘negócio a negócio’). Foram apresentados os atrativos turísticos e tudo que o estado tem a oferecer a cerca de 3 mil profissionais. Também em destaque, os 60 dias dos festejos juninos que serão realizados este ano.