Durante a noite, as tropas russas voltaram a atacar as regiões de Odessa, Kiev e Sumy, Kropyvnytskyi e Kharkiv. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, cobrou nesta quinta-feira, 1º, uma “pressão contínua” para forçar a Rússia a interromper os ataques e aceitar um cessar-fogo total e incondicional.
Durante a noite, as tropas do ditador Vladimir Putin voltaram a atacar as regiões de Odessa, Kiev e Sumy, Kropyvnytskyi e Kharkiv.
Segundo Zelensky, as forças russas usaram 170 drones contra a Ucrânia — mais de cem deles “Shaheds”— apenas na noite passada. Ao menos 21 deles atingiram a cidade de Odessa e duas pessoas morreram.
Eis o que disse Zelensky:
“Em Odessa, os escombros ainda estão sendo removidos do prédio residencial atingido por um drone russo. Inúmeros incêndios ocorreram na cidade durante a noite. No total, Odessa foi atacada por 21 drones. Tragicamente, houve mortes. Meus pêsames às famílias e entes queridos. Todos os afetados estão recebendo a assistência necessária.
Também foram atacadas durante a noite as regiões de Odessa, Kiev e Sumy, Kropyvnytskyi e sua região, bem como as regiões de Kharkiv e Cherkasy. Na região de Kharkiv, equipes de resgate ainda lutam contra um incêndio. Só na noite passada, as forças russas usaram 170 drones contra a Ucrânia — mais de cem deles ‘Shaheds’.
Há mais de 50 dias, a Rússia ignora a proposta americana de um cessar-fogo total e incondicional. Houve também as nossas propostas — no mínimo, de abster-se de atacar infraestruturas civis e de estabelecer um silêncio duradouro no céu, no mar e em terra. A Rússia respondeu a tudo isso com novos bombardeios e novos ataques.
É por isso que um forte impulso à diplomacia é necessário — a pressão contínua sobre a Rússia é essencial para forçá-la ao silêncio e às negociações. Quanto mais eficazes forem as sanções, mais incentivos a Rússia terá para pôr fim à guerra. Quanto mais forte for a defesa da Ucrânia e as nossas Forças de Defesa Aérea, mais vidas poderemos salvar — e mais cedo poderemos garantir uma segurança duradoura. Agradeço a todos no mundo que estão a ajudar.”
In Odesa, debris is still being cleared at the residential building hit by a Russian drone. Numerous fires broke out in the city overnight. In total, Odesa was attacked by 21 drones. Tragically, there have been fatalities. My condolences to the families and loved ones. All those… pic.twitter.com/zGsRIUl0X8
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир ЗеленÑький (@ZelenskyyUa) May 1, 2025
Mín. 17° Máx. 31°