Terça, 29 de Abril de 2025
27°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Internacional Internacional

Mark Carney vence no Canadá e fala em “traição americana”: “Nunca esqueceremos”.

Mark Carney vence no Canadá e fala em “traição americana”: “Nunca esqueceremos”.

29/04/2025 às 06h54
Por: Redação Fonte: infomoney
Compartilhe:
Mark Carney vence no Canadá e fala em “traição americana”: “Nunca esqueceremos”.

Mark Carney vence no Canadá e fala em “traição americana”: “Nunca esqueceremos”.

 

Liberais garantem quarto mandato, mas dependem de alianças após desempenho forte dos Conservadores.

O Partido Liberal do Canadá conquistou na madrugada desta terça-feira (29) um quarto mandato consecutivo. Com a contagem de votos ainda em andamento, o ex-presidente do Banco do Canadá e do Banco da Inglaterra, Mark Carney, garantiu a vitória com 43% dos votos, enquanto os Conservadores, comandados por Pierre Poilievre, ficaram próximos com 42%, segundo estimativas preliminares da Elections Canada.

Continua após a publicidade
Anúncio

Carney, que assumiu a liderança após a renúncia de Justin Trudeau em janeiro, destacou a necessidade de proteger a soberania canadense diante da nova administração Donald Trump nos Estados Unidos. “Estamos superando o choque da traição americana, mas nunca esqueceremos as lições”, afirmou em discurso a apoiadores em Ottawa.

Seu governo, no entanto, terá que negociar muito para formar o governo. O desempenho acima do esperado dos Conservadores, principalmente nos subúrbios de Toronto, impediu que os Liberais alcançassem a maioria prevista pelas pesquisas. Até a última contagem, o partido de Carney levava 168 das 343 cadeiras no Parlamento.

Continua após a publicidade
Anúncio

Desafio para governar

Sem maioria, Carney enfrentará dificuldades para aprovar sua agenda econômica e deverá buscar apoio de parlamentares de outros partidos. Entre as prioridades estão a negociação de um novo acordo econômico e de segurança com os EUA, o aumento nos gastos militares e a diversificação comercial com Europa e Ásia.

Durante a campanha, o foco mudou de propostas de mudança para a necessidade de liderança, segundo Darrell Bricker, presidente da Ipsos. Carney prometeu manter o controle sobre recursos naturais, leis linguísticas, políticas agrícolas e soberania nacional nas negociações com Washington.

Pierre Poilievre reconheceu a derrota e parabenizou Carney, chamando o resultado de “governo minoritário por margem mínima”. Enquanto isso, o presidente Donald Trump voltou a provocar tensões, sugerindo em rede social que o Canadá seria melhor como o 51º estado norte-americano.

A expectativa é que Carney inicie nos próximos dias conversas diretas com Trump para tentar redefinir os termos da relação bilateral.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.