A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira (28) uma ação especial no Centro de Atenção Psicossocial, André do Cavaquinho (CAPS II), com a apresentação de um concerto musical voltado para os usuários do serviço. A programação teve como objetivo promover momentos de bem-estar, integração social e estímulo emocional aos pacientes em tratamento. A iniciativa contou com o apoio da orquestra do Projeto Orquestração e Educação Musical (Proem) da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Reconhecida como um importante recurso terapêutico, a música contribui para a redução da ansiedade, melhora o humor ao estimular a liberação de neurotransmissores como a dopamina, favorece a interação social e ativa áreas do cérebro relacionadas à memória, coordenação motora e criatividade.
A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a oferta de cuidados em saúde mental que vão além do tratamento medicamentoso, valorizando práticas humanizadas e atividades que promovam a qualidade de vida dos usuários. O concerto musical também foi uma oportunidade de fortalecer a autoestima dos pacientes, incentivar a expressão de sentimentos e proporcionar um ambiente mais acolhedor e terapêutico dentro da unidade.
Mín. 18° Máx. 32°