A Secretaria das Mulheres do Piauí iniciou, nesta segunda-feira (28), as atividades do Encontro das Gestoras Municipais de Mulheres do Piauí. Com o tema “Redefinindo os Caminhos na Gestão Pública”, o encontro busca fortalecer as Secretarias Municipais de Mulheres de todo o estado. O evento é realizado no auditório da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) e terá uma programação de dois dias, finalizando nesta terça-feira (29).
Com a participação de secretárias municipais, demais gestoras e representantes da sociedade civil, serão debatidos temas sobre políticas de cuidados, autonomia econômica, importância da implementação dos organismos de políticas para as mulheres (OPMs), dentre outras temáticas que contribuem com o trabalho de fortalecimento das políticas voltadas às mulheres.
No discurso de abertura, a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, pontuou sobre o avanço no número de secretarias municipais das Mulheres em todo o estado, e como esse avanço reflete no enfrentamento à violência de gênero.
“Fechamos o ano de 2024 com 40 secretarias municipais e a gente já está, agora, em abril de 2025, com 60 secretarias municipais. E isso é muito importante, porque a gente consegue avançar nas políticas para as mulheres. Sempre, na minha fala, eu coloco que onde temos uma secretaria municipal, onde se fortalece a política local, podemos reforçar o enfrentamento à violência”, declarou a gestora.
A chefe de gabinete do Ministério das Mulheres, Kátia Guimarães, destacou, em sua fala, os investimentos realizados para avançar com as políticas para as mulheres no Piauí.
“Temos trabalhado muito para levar políticas públicas para todas as regiões desse país, todos os estados e municípios. Aqui no Piauí, nós já temos muitos investimentos, inauguramos em março do ano passado a primeira Casa da Mulher Brasileira do estado do Piauí, aqui em Teresina, e estamos no processo de licitação da CMB em Parnaíba, temos também as lavanderias comunitárias, os centros de referência no município de Picos e São Raimundo Nonato. Enfim, temos muitos investimentos aqui no estado do Piauí, mas queremos trazer muito mais”, completou a gestora.
A programação de palestras foi iniciada com o debate intitulado como ‘Políticas de Cuidados e os Desafios para a Igualdade entre homens e mulheres’, conduzida pela superintendente da Assistência Social, Janaína Mapurunga, e pela secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane Silva.
O debate apresentou a jornada dupla de trabalho das mulheres e como as funções do trabalho doméstico recaem, diariamente, para o grupo feminino, evidenciando a sobrecarga que muitas enfrentam.
Rosane Silva apresentou o Plano Nacional de Cuidados e discutiu que essa responsabilidade precisa ser melhor repartida com o Estado, com as famílias e dentro delas, para que os homens assumam mais sua responsabilidade com cuidado e com a própria sociedade brasileira.
“Um momento como esse é muito importante para que todo mundo conheça um pouco o que é o conceito da política e do plano nacional e que a gente possa repercutir essa política e esse plano nos estados e municípios com o mesmo conceito de que o cuidado é fundamental para a subsistência da vida humana. Ele demanda tempo das pessoas e que hoje ele está sobrecarregando as mulheres”, afirmou a gestora.
Mesmo ainda no início, as gestoras já compartilham as boas experiências colhidas e as expectativas para os próximos dias de evento. É o caso da representante da Secretaria das Mulheres de Luís Correia, Hanna Karoline, que confirmou presença nos dois dias do encontro.
“Essa manhã já foi muito produtiva e acredito que os próximos momentos vão ser ainda mais. Estamos reunidas com várias mulheres, e essa contribuição vai, sim, gerar excelentes frutos e as expectativas são as melhores”, destacou a participante.
A abertura do encontro também contou com a presença da superintendente de Cidadania e Defesa Social da SSP-PI, coronel Elizete Lima; a coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Lia Medeiros; a diretora de Programas do Mapa do Acolhimento, Ana Beatriz El-Kadri, e a diretora de Relações Institucionais e Parcerias no Instituto GENi, Flávia Defacio.
A programação completa do encontro pode ser visualizada aqui .