Nove pessoas morrem após motorista atropelar multidão em festival filipino no Canadá.
De acordo com informações da agência Reuters, a tragédia aconteceu durante a Lapu-Lapu Day Block Party, um evento cultural que celebra um chefe indígena filipino.
Nove pessoas morreram e outras ficaram feridas após um motorista avançar contra uma multidão durante um festival de rua filipino em Vancouver, no Canadá. Segundo a polícia local, o atropelamento ocorreu na noite de sábado (26), por volta das 20h, horário de Vancouver — 0h de domingo (27), pelo horário de Brasília.
O motorista, um homem de aproximadamente 30 anos, foi detido no local com a ajuda de pessoas que estavam na festa e levado sob custódia pelas autoridades. Segundo a polícia de Vancouver, ele é “conhecido” pelas forças de segurança, mas sua identidade não foi divulgada até o momento. As autoridades afirmaram ainda que, até agora, não há indícios de que o atropelamento tenha sido um ato de terrorismo.
De acordo com informações da agência Reuters, a tragédia aconteceu durante a Lapu-Lapu Day Block Party, um evento cultural que celebrava o chefe indígena filipino Lapu-Lapu. A festa acontecia na região de East 41st Avenue com Fraser Street, no bairro de Sunset, uma área tradicionalmente ligada à comunidade filipino-canadense.
Em nota oficial, o consulado das Filipinas em Vancouver expressou “grande preocupação e simpatia” às vítimas e seus familiares. A província de British Columbia havia reconhecido oficialmente o dia 27 de abril como o Dia de Lapu-Lapu em 2023, homenageando a cultura filipina e a contribuição da comunidade, que representa cerca de 2,5% da população canadense, com quase 1 milhão de pessoas de origem filipina.
O festival, bastante tradicional nas Filipinas, reúne apresentações culturais, comidas típicas e shows ao vivo em uma grande festa de rua.
Com informações da Reuters