“A Ucrânia está pronta para um cessar-fogo incondicional”, reforçou o presidente francês nas redes sociais.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, concordaram em manter “trabalho intenso” com parceiros internacionais para progredir nos próximos passos de planejamento para “assegurar paz justa e duradoura na Ucrânia”. O encontro entre os líderes aconteceu neste sábado, 26, em Roma.
“Os líderes concordaram em conversar novamente na oportunidade mais próxima”, afirmou um porta-voz da Downing Street, em nota.
Zelensky também se encontrou com o Emmanuel Macron, presidente da França, que classificou o encontro como “uma conversa muito positiva”.
“A Ucrânia está pronta para um cessar-fogo incondicional”, reforçou o francês nas redes sociais. “O presidente Zelensky reafirmou isso para mim hoje. Ele deseja trabalhar ao lado dos americanos e dos europeus para que isso aconteça”, completou a postagem.
Segundo Macron, agora cabe ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, provar que realmente deseja a paz.
“Continuaremos nossos esforços dentro da coalizão dos que são favoráveis [ao fim da guerra], lançada em Paris em março do ano passado”, destaca o presidente da França, sinalizando o desejo de “alcançar um cessar-fogo e uma paz completa e duradoura na Ucrânia”.
Mais cedo, Zelenski também se reuniu com o presidente dos EUA, Donald Trump, para discutir os esforços por um cessar-fogo com a Rússia.
Ambas as reuniões aconteceram na Basílica de São Pedro, pouco antes do início do funeral do papa Francisco.
Mín. 18° Máx. 31°