Saúde Sergipe
Saúde promove capacitação sobre vigilância e controle de arboviroses para fortalecer ações nos municípios
A atividade foi direcionada a gestores e técnicos municipais que atuam na linha de frente do combate às endemias, principalmente em um cenário de r...
25/04/2025 16h11
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

Com foco no fortalecimento das ações de vigilância e controle das doenças endêmicas transmitidas por vetores, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual da Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), realizou nesta sexta-feira, 25, uma capacitação técnica voltada aos profissionais da área. O evento abordou doenças como dengue, zika, chikungunya e outras que, embora menos frequentes no estado, como febre amarela e oropouche, representam risco potencial à população.

 A atividade foi direcionada a gestores e técnicos municipais que atuam na linha de frente do combate às endemias, principalmente em um cenário de renovação das equipes locais. Além da atualização técnica, o encontro também teve como objetivo alinhar diretrizes estaduais, compartilhar experiências entre os municípios e promover a integração das estratégias de prevenção e controle. A formação faz parte de um conjunto de ações coordenadas pela SES para reforçar a preparação dos territórios no enfrentamento às arboviroses, sobretudo com a proximidade do período sazonal dessas doenças.

 De acordo com a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, o momento foi fundamental para orientar tecnicamente as equipes municipais. Ela explicou que a capacitação permite discutir desafios locais e alinhar estratégias mais eficazes. “É discutir as problemáticas de cada território para que a gente consiga realmente um controle mais efetivo das arboviroses no nosso estado. Como são técnicos que chegaram nesta nova gestão municipal, é fundamental mantermos esse diálogo contínuo”, destacou.

 O gerente do Programa de Combate ao Mosquito Aedes aegypti de Aracaju, Jeferson Santana, reforçou a importância do encontro como espaço de troca entre os municípios. “É um momento valioso para todos nós. Poder ouvir as orientações do Estado e compartilhar as dificuldades e estratégias que cada um vem aplicando fortalece muito o trabalho coletivo”, afirmou.

 Já o enfermeiro e coordenador da Vigilância Epidemiológica do município de Umbaúba, Mateus Felipe Santana, ressaltou o impacto direto da qualificação na assistência à população. “A gente está se preparando melhor para o período sazonal, aprimorando o controle, os indicadores e as ações preventivas. Tudo o que aprendemos aqui será compartilhado com as equipes e com a população através da educação permanente”, explicou.

Fotos: Ascom SES
Fotos: Ascom SES
A atividade foi direcionada a gestores e técnicos municipais que atuam na linha de frente do combate às endemias, principalmente em um cenário de renovação das equipes locais
Jeferson
Mateus Felipe
Sidney