Ação Social Sergipe
Seasic promove série de ações no Abril Verde em defesa da liberdade religiosa e combate ao racismo religioso
Programação inclui passeio de tototó, rodas de conversa nos Espaços Cuidar e simpósio para gestores municipais
23/04/2025 11h10
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

Durante o mês de abril, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizará uma programação especial alusiva ao Abril Verde – campanha instituída pela Lei Estadual nº 9.404/2024, que visa a conscientização, o combate e a prevenção ao racismo e à intolerância religiosa, além da promoção do respeito à diversidade de crenças.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destaca a relevância da campanha. "Educar para o respeito é o primeiro passo para construirmos uma sociedade mais justa, inclusiva e plural. Ao dar visibilidade às religiões de matriz africana e fomentar o diálogo inter-religioso, estamos reafirmando o compromisso de Sergipe com a liberdade religiosa e os direitos humanos", afirma.

O Abril Verde reforça o compromisso do Governo de Sergipe com a defesa dos direitos humanos e a valorização da diversidade cultural e religiosa. Para isso, a Seasic preparou ações educativas e de mobilização que envolvem diálogo, celebração e conscientização. Entre essas, está a ação "Axé Sem Fronteiras", que acontecerá nesta quinta-feira, 24 de abril, às 9h. O momento reunirá líderes religiosos de diferentes tradições para uma travessia simbólica no Rio Sergipe a bordo do tradicional tototó, com distribuição de panfletos realização de rodas de conversa informais. O objetivo é sensibilizar a comunidade em geral sobre o combate ao racismo religioso e sobre a importância da liberdade de culto.

Além disso, no dia 28 de abril, será realizado o I Simpósio Sergipano de Combate ao Racismo Religioso e à Intolerância Religiosa, no Auditório da Seasic, às 8h. O evento é direcionado a gestores municipais de assistência social e igualdade racial, com o objetivo de promover a criação e a implementação de políticas públicas inclusivas, além de formar replicadores de boas práticas antirracistas no âmbito religioso. Durante o simpósio, será lançado oficialmente o Selo Combate ao Racismo Religioso e à Intolerância Religiosa, iniciativa que reconhecerá instituições e organizações comprometidas com a diversidade étnico-racial e religiosa.

Para concluir, no dia 30 de abril, serão realizadas rodas de conversa temáticas nos Espaços Cuidar dos bairros Bugio e Santa Maria, em Aracaju. Os encontros, com grupos de até 50 pessoas por local, contarão com mediação especializada, exibição de vídeos e rodas abertas de diálogo com a comunidade sobre a história e os impactos do racismo religioso.

Denuncie

A Seasic reforça a importância de denunciar casos de racismo e intolerância religiosa, que podem ser feitos pelos canais do DAGV (79 3205-9400), Disque Denúncia (181), 190 (em casos de flagrante), Ministério Público de Sergipe (79 3209-2400) e Disque Direitos Humanos (100).