Sexta, 25 de Abril de 2025
20°

Parcialmente nublado

Caruaru, PE

Internacional Internacional

Tarifas de Trump já afetam exportações, mostram dados preliminares da Coreia do Sul.

Tarifas de Trump já afetam exportações, mostram dados preliminares da Coreia do Sul.

21/04/2025 às 12h34
Por: Redação Fonte: infomoney
Compartilhe:
Tarifas de Trump já afetam exportações, mostram dados preliminares da Coreia do Sul.

Tarifas de Trump já afetam exportações, mostram dados preliminares da Coreia do Sul.

 

A divulgação dos dados se dá enquanto o governo de Seul se prepara para iniciar as negociações com EUA, diante da tarifa recíproca de 25%.

Os efeitos das novas tarifas do presidente norte-americano, Donald Trump, estão começando a ser sentidos em todo o mundo, de acordo com dados preliminares do comércio da Coreia do Sul. A divulgação dos dados se dá enquanto o governo de Seul se prepara para iniciar as negociações com Washington nesta semana, diante da tarifa recíproca de 25% sobre a Coreia do Sul. A medida foi suspensa por 90 dias.

Continua após a publicidade
Anúncio

As exportações da quarta maior economia da Ásia caíram 5,2% nos primeiros 20 dias de abril deste ano em comparação ao mesmo período no ano anterior, de acordo com dados da alfândega da Coreia do Sul divulgados nesta segunda-feira, antes dos números completos do comércio mensal, que serão divulgados na próxima semana. As importações despencaram 12%, levando a um déficit comercial, mostraram os números preliminares.

Os primeiros indicadores da Coreia do Sul, sinalizando a saúde do comércio global, sugerem que as tarifas americanas estão começando a prejudicar o comércio internacional, com seu impacto agora sentido no país e em outros lugares, afirmou Min Joo Kang, economista sênior do banco holandês ING, em nota. “Avaliamos que a guerra tarifária entre Estados Unidos e China está afetando negativamente as tendências de exportação da Ásia em geral”, disse Kang.

Continua após a publicidade
Anúncio

Enquanto as exportações sul-coreanas para a Europa continuaram a crescer nas primeiras semanas de abril, as exportações para os Estados Unidos e a China diminuíram.

De acordo com os dados, as exportações sul-coreanas de carros e autopeças entre 1 e 20 de abril caíram 6,5% e 1,7%, respectivamente, em relação ao ano anterior. Trump impôs tarifas sobre veículos importados desde o início de abril. Ainda, os embarques de semicondutores mantiveram seu crescimento, mas os de petroquímicos caíram.

O Ministro das Finanças, Choi Sang-mok, e o Ministro do Comércio Ahn Duk-geun, se reunirão com o Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, e o Representante Comercial, Jamieson Greer, na quinta-feira para buscar uma solução mutuamente benéfica para a questão tarifária, informou o Ministério do Comércio da Coreia do Sul nesta segunda-feira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.