Um casal da cidade de Taboão da Serra(SP) morreu afogado quando nadava em uma praia de Praia Grande, no Litoral Paulista. O filho do casal, de 15 anos, foi resgatado do mar pelos bombeiros, reanimado e encaminhado ao Pronto Socorro Samambaia.
Segundo os bombeiros, o atendimento ao casal e o filho deles ocorreu por volta das 13 horas desta sexta-feira santa(18), na praia do bairro Caiçaras, em Praia Grande, em local não protegido por guarda-vidas. Assim que foi acionada, a corporação deslocou ao local uma Unidade de Resgate e Salvamento Aquático (URSA) e duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com um médico a bordo.
No local, foram constatadas três vítimas de afogamento na faixa de areia, todas em parada cardiorrespiratória. Após várias tentativas de reanimação realizadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU, as vítimas foram levadas para os pronto Socorros Quietude e Samambaia, ambos em Praia Grande.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Praia grande mil grau oficial (@praiagrandemilgrauoficial)
Infelizmente, a mãe, Priscila, de 43 anos, teve o óbito confirmado no PS Samambaia. O pai, Robson, também de 43 anos, teve o óbito constatado no PS Quietude. Já o filho do casal, Théo, de 15 anos, teve o quadro revertido pelas equipes e permanece em atendimento no PS Samambaia. Até às 18h30 o adolescente permanecia no pronto socorro aos cuidados do médico Charles Antunes Bechara.
A família que estava aproveitando o feriado prolongado em Praia Grande é natural da cidade de Taboão da Serra, na grande São Paulo. O GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos) lamentou a morte do casal e reforça a importância de cuidados e atenção em áreas de banho, especialmente em locais não protegidos por guarda-vidas.
Guarujá
No Guarujá, também, nesta sexta-feira santa(18)), por volta das 12 horas, o GBMar e o Águia da Polícia Militar salvaram uma família na praia do Tombo.
O guarda-vidas Cb PM Rafael, durante patrulhamento na Praia do Tombo, localizada no município de Guarujá(SP), avistou uma família entrando no mar em uma área devidamente sinalizada e protegida por guarda-vidas.
Em determinado momento, o pai, de 42 anos e o filho dele, de 9 anos, ambos da cidade de São Bernardo do Campo(SP), foram surpreendidos por uma forte corrente de retorno, que os arrastou para além da área segura, impossibilitando os de retornar até a areia por conta própria. Diante da situação de risco, a família sinalizou por ajuda.
De forma rápida e eficiente, o guarda-vidas Cabo PM Rafael adentrou ao mar na tentativa de resgatar as vítimas. Conseguindo alcançar uma delas, retirando-a das águas em segurança, sem sinais de grau de afogamento.
Para reforçar o resgate e garantir a segurança das demais vítimas, foi acionado o Águia 05, uma aeronave tripulada pelos
seguintes militares: Capitão PM Bruno Gomes, 1º Tenente PM Prado, Cabo PM Vinicius, Guarda-vidas Cabo
PM Marcelo e Guarda-vidas Cabo PM Thiago.
A aeronave realizou uma aproximação aérea e lançou os guarda-vidas treinados e altamente capacitados nas águas. A segunda vítima foi resgatada com sucesso. As vítimas foram atendidas no local, apresentando-se sem sinais de grau de afogamento, e posteriormente liberadas após avaliação médica.