A Prefeitura de Rio Preto, por meio das Secretarias de Cultura e Saúde, lançou nesta quarta-feira, 16/4, o projeto Arte & Saúde, que tem por objetivo levar exposições artísticas visuais para as unidades de saúde do município. O lançamento foi realizado na UPA Jaguaré e na UBS João Paulo II/Jaguaré.
A proposta busca promover bem-estar e humanização nos ambientes de saúde, oferecendo aos pacientes e acompanhantes a oportunidade de contemplar obras de arte enquanto aguardam atendimento. As exposições ficarão em cada unidade por quinze dias, de modo que os trabalhos sejam expostos em todas as UPAs e UBSs do município.
As exposições trarão trabalhos de artistas locais e produções desenvolvidas por alunos dos núcleos de formação artística da rede municipal, valorizando a produção autoral da cidade. O projeto começa com a exposição do fotógrafo Ricardo Milani, intitulada “Olhares”.
"São céus fotografados na cidade de São José do Rio Preto, impressos em Canvas, um tecido com textura que remete às artes plásticas, parece uma pintura, mas na verdade são fotografias", explicou Milani.
O secretário da Cultura, Robson Vicente, disse que o projeto tem o objeto de fomentar a cultura na cidade e principalmente em locais que tenham muitas pessoas. "Temos artistas maravilhosos na cidade. Nossa intenção também é trazer música, palhaçaria e tudo que for possível para trazer alegria a quem precisa".
Presente no lançamento, o secretário de Saúde, Rubem Bottas, afirmou que o projeto proporciona bem-estar e humaniza os atendimentos. “Saúde se define como bem-estar físico e mental e é esse o olhar que queremos trazer para a Saúde de Rio Preto, ou seja, agregar um olhar de acolhimento, amor, bem-estar e paz".
A gerente comercial, Daniele Torres, levou o filho para ser atendido na UPA Jaguaré e aprovou a iniciativa. "Achei muito interessante. Ter acesso à arte nesse momento ajuda a acalmar e tornar o ambiente mais leve. Sou apaixonada por arte, então sou suspeita pra falar. É importante ter esse olhar de empatia, entender que todos estão fazendo o seu trabalho. Mesmo assim, é natural que a gente fique impaciente quando há demora. Parabéns pela ideia. Vou ficar aqui apreciando essas obras", disse.
Mín. 19° Máx. 30°