As estratégias implementadas para detecção precoce de câncer da cavidade oral, por meio do ‘Sorrir Sergipe’, e o trabalho dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) na vigilância da patologia oncológica, foram destaque no Congresso Brasileiro de Prevenção ao Câncer, realizado em Maceió, nos dias 11 e 12 de abril. O evento reuniu especialistas em diversas áreas da oncologia com o objetivo de discutir os avanços científicos, as melhores práticas clínicas, além das inovações tecnológicas da área. Sergipe foi representado pelo cirurgião oncológico Roberto Gurgel, integrante do Grupo de Trabalho em Oncologia da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“É uma oportunidade ímpar de mostrar o que Sergipe tem realizado para a prevenção e diagnóstico do câncer. Um programa de grande relevância que ajuda a salvar vidas e traz celeridade ao tratamento”, enfatiza Roberto Gurgel, que salientou, ainda, a importância do programa ‘Sorrir Sergipe’, iniciativa pioneira que também leva prevenção e diagnóstico precoce do câncer da cavidade oral aos municípios sergipanos.
No encontro, o oncologista recebeu homenagem de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados à medicina, em especial na área de Cirurgia Oncológica. Realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – Regional Alagoas (SBCO-AL), o evento reuniu mil participantes entre médicos, profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes de todo o Brasil.
Sorrir Sergipe
Criado em junho de 2023, o programa Sorrir Sergipe já realizou mais de 3.200 atendimentos durante as edições do ‘Sergipe é aqui’, estrutura itinerante do Governo do Estado, onde os usuários passam por avaliação e já saem com consulta agendada para realização dos exames de diagnóstico bucal de forma célere e segura. Os pacientes também recebem kits de higienização contendo escova, fio dental e creme dental.
“O programa acompanha o ‘Sergipe é aqui’, realizando uma busca ativa de pacientes com lesões suspeitas de cavidade oral, assim como de orientação sobre os cuidados que se deve ter com a boca. Foi implementado com o intuito de ampliar o que já realizávamos no âmbito da Secretaria da Saúde e que vem trazendo bons resultados”, declara a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Ana Paula Vieira.
Após as consultas, os pacientes atendidos que apresentam lesões suspeitas são encaminhados para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de referência da região que, por sua vez, faz parte de um dos oito de gestão estadual. No CEO são ofertados de forma gratuita, via Sistema Único de Saúde (SUS), todos os exames complementares, como a biópsia e a radiografia panorâmica. Caso o diagnóstico seja confirmado, o paciente é direcionado a seguir tratamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), localizada no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse).