Atletas do Centro de Referência Paralímpico do Recife, projeto realizado pela Secretaria de Esportes da capital em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), brilharam em competições nacionais e internacionais ao longo deste mês de abril. Ao todo, 12 jovens competidores representaram a cidade em eventos na Sérvia, no Chile e no Rio Grande do Norte, conquistando sete ouros, uma prata e um bronze em modalidades individuais e coletivas.
Representando o Recife na Gymnasiade sub-15, maior competição estudantil do mundo, em Zlatibor, na Sérvia, Laryssa Vitoria Lima da Silva, de 14 anos, subiu ao lugar mais alto do pódio duas vezes, conquistando ouro nas provas de 100m e 200m. Prata no salto em distância, a atleta encerrou a participação no mundial com três medalhas. Aluna da Escola Municipal Dom Bosco, localizada no bairro de Jardim São Paulo, Laryssa tem má-formação congênita na mão esquerda e ingressou no Centro de Referência em 2023, onde é treinada pelo técnico Ismael Marques, que também esteve na delegação.
Promovida pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), a Gymnasiade reuniu, entre os dias 4 e 14 de abril, atletas do mundo inteiro, que disputaram 25 modalidades, incluindo quatro paralímpicas: atletismo, badminton, natação e judô. Na edição de 2025, a delegação paralímpica brasileira encerrou a participação com 39 medalhas, sendo 17 ouros, 18 pratas e quatro bronzes.
Em Santiago, no Chile, a atleta Andreza Vitória Ferreira de Oliveira foi campeã Individual e por equipes no World Boccia Challenger. Acompanhada pela técnica Poliana Cruz, Andreza derrotou a argentina Ailen Flores para conquistar a medalha de ouro na classe BC1 (feminina). Ao lado de José Carlos Chagas e Maciel Santos, a pernambucana voltou a subir ao pódio, garantindo a segunda medalha dourada – classe BC1/BC2 (por equipes). A competição aconteceu entre os dias 5 e 15 de abril, e a Seleção Brasileira conquistou cinco medalhas de ouro, uma prata e um bronze.
Em solo brasileiro, dois times do Centro de Referência participaram do Regional Nordeste de Goalball, disputado entre os dias 7 e 12 de abril em Natal, no Rio Grande do Norte. A equipe feminina, composta por seis atletas com deficiência visual, conquistou um ouro inédito para o estado e garantiu a participação do grupo na série B do Campeonato Brasileiro de Goalball, que será disputado entre os dias 24 e 29 de novembro. A equipe masculina também figurou no pódio, com quatro atletas participantes, conquistando uma medalha de bronze. Ambas as equipes são treinadas pela técnica Natashy Melo, que integra o quadro de profissionais do Centro de Referência.
CENTRO DE REFERÊNCIA PARALÍMPICO DO RECIFE - O Centro de Referência Paralímpico do Recife é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, realizada por meio da Secretaria de Esportes, em parceria com o Centro Paralímpico Brasileiro (CPB). O projeto é destinado a crianças e adolescentes com deficiência, que estudam na rede municipal de ensino da cidade. As modalidades disponíveis são atletismo, bocha, goalball, rugby em cadeira de rodas, parabadminton e natação.
Mín. 19° Máx. 30°