Cidades Rio Preto - SP
Parque tecnológico terá ações do World Creativity Day
Programação do maior festival colaborativo de criatividade do mundo se concentra na próxima terça-feira, 22/4, a partir das 17h30
15/04/2025 18h17
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

O maior festival colaborativo de criatividade e inovação, o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), que acontece entre os dias 21 e 23/4, terá nas ações em São José do Rio Preto, parte da programação realizada no Parque Tecnológico “Karina Bolçone”. As ações no Parque estarão concentradas no dia 22/4, a partir das 17h30. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Confira a programação completa no site

Sobre o evento

O World Creativity Day é o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, que acontece anualmente em várias cidades ao redor do mundo e, pelo terceiro ano consecutivo, também em São José do Rio Preto.

A data oficial é 21/04, reconhecida pela ONU como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. O evento promove atividades como palestras, workshops, painéis e desafios criativos (como o Ideathon). Serão três dias com programação diversificada em vários pontos da cidade, com participação aberta ao público e totalmente gratuita (mediante inscrição antecipada)

O objetivo é conectar pessoas, empresas e instituições para fomentar ideias inovadoras e gerar impacto positivo em diferentes áreas, incluindo educação, sustentabilidade, empreendedorismo e cultura.

Programação World Creativity Day no Parque Tecnológico

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA E INSCRIÇÕES

*O futuro do trabalho já chegou — Estamos prontos para liderar frente às novas realidades*A proposta é mostrar como organizações devem focar em construir ambientes humanos, inclusivos e inovadores, onde diversidade, empatia e sustentabilidade são pilares centrais.

O bate papo explora como práticas desumanizadas e "tradicionais" corporativas levaram a crises de saúde mental, falta de inclusão e ambientes que sufocam a inovação.

Conectaremos essas questões com a Liderança humanizada e catalizadora da inovação: líderes que entendem que impacto social começa dentro, ao criar espaços onde as pessoas possam crescer, pertencer e prosperar sem se quebrar no caminho.

Raphael Fagliari: Biólogo organizacional, doutor em ciências ambientais. É fundador e CEO da Blueen. Especialista em liderança, inovação e cultura organizacional. Palestrante, mentor e conselheiro estratégico.

Ana Paula Alarcon: Arquiteta de formação, criativa de profissão. Cofundadora da fourlab. farmácia conceito onde atua como diretora criativa e curadora.

*Comunicação 5.0: O futuro é agora*O avanço da tecnologia pede humanização. Envolver os participantes com dinâmicas e roda de conversa para mostrar podemos humanizar a comunicação através da inspiração, criatividade, emoção e assertividade

Daniela Cristina Golfieri: Jornalista com 25 anos de telejornalismo (22 em rede nacional), trabalho atualmente com comunicação 5.0, que é a comunicação muito mais humanizada e criativa. Desenvolvi um método, o Conecta, para ampliar a comunicação dos empreendedores.

*Branding - A construção de uma Marca Memorável*Demonstrar a importância do Branding e como ele influencia a percepção e o valor da marca. Quer aprender a construir uma marca forte e memorável?

Descubra os segredos do Branding e como posicionar sua marca de forma estratégica! Neste encontro, você vai entender os conceitos-chave do branding, desde a construção da identidade até o posicionamento no mercado. Com insights práticos e ferramentas aplicáveis, esta apresentação vai ajudá-lo a transformar sua marca em uma referência para seu público.

Artur Luís Scaramuzza Tubaldini: 28 anos, iniciou sua jornada aos 15 anos de idade a partir da fotografia. Aos 20 anos trabalhou como fotógrafo do presidente da casa legislativa de Roraima. Aos 25 anos comecei a empreender.

*Re-Inversão de Valores*Quando as inteligências artificiais e naturais se encontram, nos questionamos sobre nossos valores e relações. Reflexões sobre o que é recurso, o que é patrimônio e o que é capital se tornam fundamentais nesta hora.

Samilo Lopes: Founder e CEO da Digital Hack, é executivo e professor de comunicação, marketing e design com experiência em mercado desde 2001. Considerado hoje um dos mais importantes profissionais de Inbound Marketing do Brasil, presente no Top 10 do Ranking RD Connect. Colunista de Marketing da Rádio CBN e do Jornal Diário da Região, Diretor de Comunicação da Apeti, Designer Voluntário da ONU – PNUD.

*LinkedIn como ferramenta criativa para negócios*Capacitar os participantes a maximizar o potencial do LinkedIn para expandir suas redes de negócios e aumentar a visibilidade de suas marcas.

Explorar estratégias criativas para utilizar o LinkedIn como uma plataforma eficaz de marketing e geração de leads. A palestra pode abordar técnicas de criação de conteúdo, otimização de perfis e construção de redes profissionais que impulsionam o crescimento empresarial.

Flaviana F Ribeiro: Estrategista de marca, especialista em produção de conteúdo e palestrante. Com 25 anos de experiência, ajuda marcas a se conectarem de forma autêntica com seu público. Sócia da Prospecta, uma das maiores agências do interior de São Paulo. 

*Inovação Bioinspirada e Inteligência Artificial - Unindo Ancestralidade e Futuro*Entenda como usar a criatividade humana combinada com a sabedoria ancestral da natureza e o poder da inteligência artificial para a solução de problemas complexos.

Nesta palestra, o participante entenderá como o processo criativo bioinspirado é estruturado para solucionar problemas humanos, promovendo eficiência e sustentabilidade. Ele verá também como a tecnologia da inteligência artificial pode ser utilizada para ampliar as possibilidades do processo criativo e criar melhores produtos e serviços.

Paulo Sérgio de Souza Filho: Especialista em inovação bioinspirada e conservação ambiental com 15 anos de experiência em projetos desenvolvidos para multinacionais, startups e ONGs. Tem como missão desenvolver pessoas e criar negócios mais regenerativos.