Segurança Sergipe
Estado realiza encontro de gestoras e gestores municipais de cultura
A Secretaria Especial da Cultura, em parceria com o Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Sergipe, realizou durante esta terça-feira, 15,...
15/04/2025 14h00
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

O Encontro de Gestoras e Gestores Municipais de Cultura-Sergipe, organizado pelo Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Sergipe (MinC), em parceria com a Secretaria Especial da Cultura (Secult), reuniu agentes e fazedores culturais das prefeituras do Estado para dialogar sobre os conhecimentos e saberes da memória e identidade de Sergipe nesta terça-feira, 15, no Porto Farol Eventos e Negócios. 

Na ocasião, entre as pautas apresentadas estavam a apresentação do Escritório Estadual do MinC em Sergipe; a apresentação da Secretaria Especial de Estado da Cultura de Sergipe (Secult); as explicações sobre o ciclo de execução dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) e debates sobre as novas regras, além de esclarecimentos sobre o Sistema Nacional de Cultura.

O secretário especial da Cultura, Valadares Filho, e o secretário-executivo Irineu Fontes participaram do dispositivo inicial do evento, junto à coordenadora estadual do MinC em Sergipe, Thiane Araújo; ao conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe, Rafael Fonseca; à coordenadora da Agência de Desenvolvimento de Sergipe, Isabelle Ribeiro; ao presidente do Conselho Estadual de Cultura, Pascoal Maynard; e ao diretor técnico da Fundação de Arte e Cultura Aperipê (Funcap), Alisson Coutto.

“Faremos um trabalho em conjunto, a Secult, junto ao MinC e aos gestores municipais, para fortalecer a cultura sergipana. Estamos recomeçando novamente a Secult, um compromisso do governador Fábio Mitidieri, que deixa claro que a cultura local vive um momento de priorização”, explica Valadares em uma das suas falas no evento.

Estiveram presentes no Encontro 41 municípios, representados por seus gestores ou técnicos. Para a secretária de Cultura e Turismo do município de Simão Dias, Aninha do Triunfo, o evento é um marco para a cultura do estado e para cada município presente. “Esse encontro é essencial para sabermos como fazer uma política cultural forte, que chegue aos agentes culturais de forma correta e que eles saibam utilizar depois”, comenta.

Para uma das coordenadoras da Agência de Desenvolvimento de Sergipe (Desenvolve-SE), Isabelle Ribeiro, o objetivo do diálogo com os gestores é demonstrar como o fazer cultural pode ser realizado de forma prática. “Eu acho que esses encontros são de extrema importância para uma construção correta, para a gente enxergar o produto e soluções. Nós, que trabalhamos na Agência, olhamos a economia criativa de forma muito prática, de olhar a cultura, o fazer criativo de uma forma prática. O encontro de hoje é justamente fazer com que os gestores enxerguem possibilidades. O nosso papel é dar essa cutucada, mostrar como fazer a roda girar”.

Secretaria de cultura e Turismo de Simão Dias e sua Diretora de Arte e Cultura, junto ao secretário especial Valadares Filho / Fotos: Ascom Secult
Fotos: Ascom Secult
Secretário-executivo Irineu Fontes e secretário especial de Cultura, Valadares Filho / Fotos: Ascom Secult
Fotos: Ascom Secult