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Secretaria dos Povos Indígenas firma acordo com faculdade particular e viabiliza bolsas integrais para estudantes indígenas
A Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince), por meio de um acordo de cooperação técnica assinado com a Unifametro, articulou a realização ...
14/04/2025 16h01
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

A Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince), por meio de um acordo de cooperação técnica assinado com a Unifametro, articulou a realização do primeiro Vestibular Exclusivo para Povos Indígenas no estado. A prova foi promovida pela instituição de ensino no dia 3 de abril de 2025, no campus Jacarecanga, em Fortaleza, e resultou na concessão de três bolsas integrais para estudantes indígenas, marcando um avanço significativo na democratização do acesso ao ensino superior privado no Ceará.

A iniciativa marca um avanço significativo na democratização do acesso ao ensino superior privado no estado e reforça o compromisso com a inclusão e valorização da diversidade cultural.

O vestibular se destacou por adotar critérios mais inclusivos, pensados especialmente para os povos indígenas. A seleção foi feita por meio de uma única redação, que permitiu aos candidatos expressar suas vivências e perspectivas culturais.

Integrar saberes

O projeto busca integrar os saberes acadêmicos com os conhecimentos tradicionais, formando profissionais preparados para atuar tanto em suas comunidades quanto em outros contextos sociais.

A secretária dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves – Cacika Irê, celebrou a iniciativa. “Este vestibular representa um marco na inclusão educacional dos povos indígenas. Ele não apenas abre portas para o ensino superior, mas também fortalece nossas identidades e saberes ancestrais. É um passo essencial para corrigir desigualdades históricas e construir um futuro mais justo e plural”, destacou a secretária.

A coordenadora do projeto na Unifametro, professora Gabriella Wanderley, também comentou sobre o impacto da ação. “O Vestibular Indígena é uma ferramenta essencial para valorizar a diversidade cultural e promover equidade no ambiente acadêmico. Estamos construindo pontes entre o conhecimento tradicional e o científico”, pontuou Gabriella.

Estudantes indígenas aprovados

Maria Islaine da Silva Lima – Curso de Medicina Veterinária (Povo Anacé)
Jadhy dos Santos Amancio – Curso de Pedagogia (Povo Anacé)
Thaís Sousa – Curso de Direito (Povo Pitaguary)