A Escola Municipal Antonio Espada Filho, localizada no Parque da Liberdade, recebeu nesta quinta-feira, 10/4, uma ação especial de combate ao mosquito Aedes aegypti, promovida pela equipe da UBS Luz da Esperança, dentro do Programa Saúde na Escola (PSE). A iniciativa mobilizou alunos com atividades lúdicas e interativas, conduzidas por agentes de saúde, com o objetivo de conscientizar sobre os riscos da dengue e formas eficazes de prevenção.
A mobilização envolve toda a Rede Municipal de Ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, reforçando a importância do engajamento de toda a comunidade escolar na luta contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As ações do PSE buscam integrar saúde e educação, promovendo atividades que fortaleçam o desenvolvimento integral dos estudantes e o enfrentamento de vulnerabilidades que possam comprometer sua saúde e aprendizagem.
Embora o tema seja abordado de forma transversal durante todo o ano letivo, os meses de março e novembro recebem destaque com intensificação das atividades preventivas nas escolas da rede municipal. No final de março, outras unidades já haviam participado da ação, como as escolas Ruy Nazareth (bairro Jaguaré), Rita Mendes Mambreu (distrito de Engenheiro Schmitt) e a Escola Municipal Pinóchio (bairro Cidade Nova).
Dados atualizados do boletim epidemiológico da dengue, também divulgado nesta quinta-feira, 10/4, mostram que São José do Rio Preto segue com queda nos números da doença. Em abril, foram confirmados 142 casos, com 1.033 ainda em investigação. O número de notificações em março (9.910) representa uma redução de 39% em relação a fevereiro (16.366). Já entre janeiro e março, a queda foi de 58%, considerando as 23.411 notificações do primeiro mês do ano.
Apesar da redução expressiva nos casos, a Secretaria de Saúde reforça que a luta contra a dengue deve continuar. A população é orientada a manter os cuidados dentro e fora de casa, eliminando possíveis criadouros do mosquito. As ações educativas e preventivas seguem sendo realizadas em toda a cidade, com o apoio das unidades de saúde e da comunidade escolar.