Bertioga está presente com sete representantes no 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que acontece até esta sexta-feira (11), em Santos. O evento, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), tem como tema central “A nova gestão municipal na era digital” e reúne profissionais, pesquisadores e gestores da saúde pública de todo o Brasil.
Um dos destaques da participação bertioguense é a apresentação do estudo “Autismo e Música no SUS: Estimulação Sensorial e Desenvolvimento de Linguagem”, conduzido por Bruno Gonçalves dos Santos, representante do município. O estudo apresenta os resultados de uma prática clínica realizada ao longo de um ano na área de Atenção Especializada de Bertioga, com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utilizando a musicalidade como ferramenta terapêutica, o projeto mostrou avanços significativos na comunicação e no desenvolvimento de vínculos sociais dessas crianças.
A iniciativa reforça o compromisso de Bertioga com a inovação no cuidado em saúde pública, promovendo o acesso a terapias integrativas e eficazes no SUS, especialmente para populações com necessidades específicas, como o público infantojuvenil com TEA.
O Congresso, considerado um dos maiores e mais relevantes da área de Saúde Pública no país, promove intensos debates e reflexões com participação de membros do CONASEMS, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, além de instituições de ensino, pesquisadores e técnicos de todo o Brasil.
Diretoria de Comunicação
Texto:
Diretoria de Comunicação
Fotos:
Divulgação PMB
Responsável:
Juliana Nakagawa
Mín. 18° Máx. 31°