Para ampliar a qualidade da merenda escolar na rede pública estadual, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) unem esforços e iniciam tratativas para firmar um termo de cooperação entre as instituições. O ITPS, que é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), ficará responsável pela realização das análises da merenda escolar, através dos laboratórios de bromatologia (análise de alimentos) e microbiologia.
De acordo com o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, a parceria representa um importante avanço no cuidado com a alimentação escolar. “O termo de cooperação vai dar suporte à Seed em termos de qualidade dos alimentos ofertados aos alunos da rede pública de ensino. O ITPS é um órgão do Governo do Estado e está à disposição para o que for preciso para que essa cooperação técnica renda bons frutos”, afirmou.
A diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Seed, Lucileide Rodrigues, destacou a importância da parceria com o ITPS para reforçar a segurança alimentar dos estudantes da rede pública estadual. “Servimos cerca de 220 mil refeições diariamente, e garantir a qualidade desses alimentos é essencial para a saúde e o bom desempenho dos alunos. A proposta é que o ITPS, como laboratório oficial do Estado, nos auxilie, não apenas nas análises previstas em contrato, mas também indique, através da sua equipe técnica, outras possíveis necessidades de controle de qualidade”, explica a diretora, ao ressaltar que as tratativas devem continuar até que o termo de cooperação entre os órgãos seja oficializado.
Laboratórios e serviços
O ITPS tem como principais atividades a execução de serviços tecnológicos especializados, sob a forma de ensaios, testes e análises, nas áreas da ciência e da tecnologia, de química e microbiologia, pesquisas científicas e tecnológicas. Atualmente, o instituto dispõe de laboratórios acreditados, que oferecem diversos tipos de ensaios nas áreas de meio ambiente, alimentos, ração animal, fertilizantes, calcário, água, solos, tecido foliar, entre outros.
Mín. 21° Máx. 31°