O secretário de Assistência Social de São José do Rio Preto, professor Frederico Afonso Izidoro, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, 8/4, a secretária de Assistência Social de Presidente Prudente, Ariane Lopes Viera Jacintho Toledo Cesar, acompanhada de sua equipe técnica; a coordenadora da Proteção Social Especial, Andreia Subtil; e a assessora de secretaria, Flavia Barbosa Figueiredo.
O objetivo da visita foi conhecer de perto os serviços oferecidos pela Assistência Social de Rio Preto à população em situação de rua, com destaque para a estrutura e o funcionamento do Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), bem como o atendimento do Consultório na Rua. A equipe de Presidente Prudente também teve a oportunidade de entender o fluxo de atendimento e as estratégias utilizadas pelas equipes da abordagem social no acolhimento desse público.
A secretária Ariane destacou a importância de buscar boas práticas para fortalecer os serviços em seu município. “Viemos conhecer de perto o trabalho desenvolvido por Rio Preto, que acompanhamos pelas redes sociais e nos chamou a atenção. Nosso objetivo é buscar referências que possamos levar para a política de assistência social em Presidente Prudente”, afirmou.
Após a reunião na sede da Secretaria, a equipe de Presidente Prudente conheceu o espaço do Centro POP e se reuniu também com profissionais do Consultório na Rua, unidade itinerante da Secretaria de Saúde, que realiza atendimentos no local às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h. A ação é fruto de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e Saúde, que visa a oferecer atendimento médico às pessoas em situação de rua.
Para o secretário Frederico Afonso, encontros como este fortalecem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e promovem a troca de experiências entre os municípios. “A construção de uma política pública sólida se faz também com o diálogo e com a troca de experiências. Ficamos felizes em compartilhar nossas práticas e em aprender com outros municípios. Rio Preto está sempre aberta a parcerias e também busca constantemente referências que possam ampliar e qualificar ainda mais os serviços ofertados à população”, pontuou o secretário.
Mín. 18° Máx. 30°