Cidades Alagoinhas - BA
Prefeitura de Alagoinhas promove curso de educação financeira para microempreendedores e empresários
Nesta segunda-feira (07), a Prefeitura de Alagoinhas promoveu um curso de educação financeira voltado para microempreendedores individuais (MEIs)...
08/04/2025 12h07
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA

Nesta segunda-feira (07), a Prefeitura de Alagoinhas promoveu um curso de educação financeira voltado para microempreendedores individuais (MEIs) e pequenos empresários do município. A iniciativa, realizada no Espaço Colaborar, é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (SDEE) e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

O objetivo do curso é ampliar os conhecimentos financeiros dos participantes para que possam trilhar caminhos de uma vida financeira mais saudável e descomplicada, tanto na gestão de seus negócios quanto na vida pessoal.

Intitulado “Se Liga Finanças”, o curso conta com cerca de 15 participantes que, ao final, receberão certificado de conclusão e brindes exclusivos. A capacitação possui carga horária total de 8 horas, divididas em duas etapas: uma presencial e outra online. Entre os temas abordados estão: Sonhos e Plano de Ação; Orçamento Pessoal; Dívidas e Endividamento; Noções de Economia e Introdução aos Investimentos.

De acordo com secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Deraldo Carlos, a proposta é oferecer conhecimento prático e aplicável à realidade dos empreendedores locais. “Esse curso promove a educação financeira dos empreendedores e donos de empresa. Muitas vezes, a pessoa contrata um financiamento para o negócio e não sabe como administrar esse recurso, quanto vai ser o lucro, quais os encargos envolvidos. Nosso foco é ensinar como utilizar o dinheiro, seja ele próprio ou financiado, de forma consciente e estratégica”, destaca.

Segundo a consultora financeira Samara Oliveira, que ministra o curso, “o Sicoob tem um trabalho consolidado de educação financeira em todo o Brasil. Essa parceria com a SDEE nos permite capacitar não só os microempreendedores individuais, como também beneficiários do CrediBahia — um programa de microcrédito do Governo do Estado que atende a autônomos e pequenos empresários. Essa capacitação, além de gerar transformações significativas na vida pessoal e nos negócios dos participantes, fortalece a economia local”, afirma.

Uma das participantes do curso, Magnólia Santos, compartilhou sua experiência. “Estou aprendendo sobre orçamento pessoal, como organizar as finanças, e isso vai me ajudar tanto no meu trabalho quanto na vida pessoal. Tenho uma lojinha de utilidades, vendo de tudo um pouco: acessórios de cabelo, brinquedos, perfumes. Busquei essa oportunidade justamente para me preparar melhor financeiramente”, diz.