A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Economia da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza o Curso Aplicado em Banco de Preços em Saúde (BPS), nesta segunda (7) e terça-feira (8), no auditório do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, das 9h às 12h e das 13h às 17h. A iniciativa busca qualificar os servidores públicos sobre gestão de preços e de custos em Saúde.
De acordo com a gerente da Economia da Saúde da SES, Ana Rita Ribeiro, o curso tem o objetivo de capacitar servidores públicos para a utilização do sistema de referência nacional que vai ampliar e otimizar as compras, cotações e licitações na Saúde. “O curso de BPS é para os profissionais que trabalham com o setor de licitação, com o setor de compras, tanto da nossa rede hospitalar como para os servidores dos municípios. É um momento importante porque possibilitará, através de uma ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Saúde essa aproximação com o Banco de Preços de Saúde, tanto de medicamentos como de materiais hospitalares”, ressaltou.
O curso visa a excelência da gestão pública em Saúde, deste modo os servidores têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre as informações inseridas no BPS, proporcionando uma melhor alocação dos recursos públicos, mais qualidade na pesquisa de preço e maior poder de negociação.
Além deste curso, outros dois cursos de BPS estão previstos para ocorrer ainda neste mês de abril, desta vez, nas cidades de Patos e João Pessoa, voltados para gestores das demais macrorregiões de Saúde.
Para o coordenador de Acompanhamento e Qualificação da Gestão de Preços em Saúde (COAGEP), do Ministério da Saúde, Thiago Mendonça, esse curso é uma etapa importante no aprimoramento dos profissionais que vão usar o do Banco de Preços em Saúde (BPS). “Estamos com uma turma de aproximadamente 70 pessoas para mostrarmos a importância de um sistema no qual a gente consiga fazer uma pesquisa de preço real, com relação a itens de saúde, medicamentos, e revelar para o usuário final que a compra foi realizada com um preço que está sendo utilizado e praticado no mercado. Assim, a gente busca ter uma compra mais eficiente, com maior qualidade daquilo que está sendo feito pelos estados e pelos municípios”, destacou.
O evento contou com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), bem como com a presença de gestores municipais, diretores de unidades hospitalares e servidores especialistas dos setores de compras e licitações, bem como a equipe técnica do Ministério da Saúde.
O Banco de Preços em Saúde (BPS) é um sistema que se destina ao registro e à consulta de informações de compras de medicamentos e dispositivos médicos realizadas por instituições públicas e privadas, e tem como finalidade subsidiar a compra pública mais eficiente no setor de saúde, pelos entes federados e instituições de saúde.